Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quinta-feira, julho 30, 2009

A Gripe Abençoada

Nos últimos tempos tem-se vindo a assistir à construção de uma linha tipo Kondratieff, em que quando, MFL fala o PSD baixa nas sondagens e quando não fala, o Partido Liberal sobe.
Santa (falsa) Gripe permite que o silêncio dos disparates não sejam maiores que os do Sócrates. Desta forma, à pala dos recos, a 3ª idade tem passado umas reconfortantes férias entre avó e netos..., sem que a hipertensão política possa descambar num colapso eleitoral do PSD face ao PS.
Depois de ter sofrido uma Gripe estilo Schumacher (depois das tréguas, a Gripe passou a ser do tipo Massa...), apareceu para defender os ricos...? E Que ricos? Quer o PS, quer o PSD têm uma concepção de riqueza e de outros assuntos muito próxima da ambiguidade. Por exemplo:
1 - Para o PS a Segurança Social não deve ser Privatizada; mas, entregou ao sector financeiro e especulativo privado (tal como a Manuela Fereeira Leite fez em benefício do Citi Group) a rentabilização/capitalização dos Fundos de Pensões. Agora, a Segurança Social encontra-se à beira do Colapso Financeiro.
2 - Para o PSD a Segurança Social deve ser privatizada como forma de rentabilização/capitalização dos Fundos de Pensões.
Qual a Diferença?
Na realidade, este PSD sem doutrina política de sustentação e sem ideias ficou igualmente sem programa, porque os respectivos princípios programáticos em 2005 que ainda se encontravam numa qualquer incubadora (e em 2009 encontram-se engripados...) foram alapados e outorgados pelos eleitores ao PS em 2005 e talvez o sejam novamente cedidos a este Partido, para infortúnio ibérico.
A única diferença entre PSD e PS reside na forma de distribuição de Tachos e Panelas.

Nenhum comentário: