Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Copenhagen Climate Summit

A confidential analysis of the text by developing countries shows deep unease over details of the text. In particular, it is understood to:
1 - Force developing countries to agree to specific emission cuts and measures that were not part of the original UN agreement;
2 - Divide poor countries further by creating a new category of developing countries called "the most vulnerable";
Este tipo de cimeiras começam por tentar igual a responsabilidade de todos os países para as consequências do aumento da temperatura.
O Diagnóstico é por demais conhecido e as ilações de resposta tamém já existem; o problema está que os Países Desenvolvidos sempre souberam tornear os obstáculos, principalmente com a compra dos chamados Direitos de Poluição aos países menos poluídores e nenos desenvolvidos e assim cumprirem os acordos de Quito.
Agora, embora aceitem o facto de que os maiores poluidores serem os Países Desenvolvidos querem que sejam os outros países a irem no pelotão da frente, quiçá evitar que cometam os mesmos erros de poluição atmosférica dos praticados pelos países desenvolvidos, ou seja, desejam que a crise seja paga pelos países mais pobres, quando os benefícios seriam distribuídos, aparentemente, por todos.
Na realidade, esta situação insustentável traz mais prejuízos para os países mais desenvolvidos do que para os restantes; se a temperatura subir apenas 2 graus, o nível médio da água do mar subirá cerca de 4/5 metros e cerca de 1/3 da Dinamarca passará ao estado de submersão (altitude máxima de 440 metros), enquanto que em Portugal, a cidade de Braga poderá vir a ter praia, tal como Silves, Grândola e Sintra e...

Nenhum comentário: