Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quarta-feira, junho 09, 2010

Os Bacharéis da Parque Escolar - 5

A sapiência e a dedicação do pessoal técnico deixam a impressão de que a alma depenada de Sócrates tende a assombrar as escolas do novo sucesso educativo.
Então estes visionários da consolidação do clinker de portland, mais conhecido por cimento/betão é composto essencialmente por  5 produtos, como o silicato dicálcico, o silicato tricálcico, o ferritoaluminato tetracálcico, o aluminato tricálcico, água e yeso que tende a criar um novo composto que se vai consolidando/curar, ao longo de cerca de um mês, criando um material resistente, aderente e denso, mas as empresas de construção civil de obras públicas, como forma de poupança, imitam Isabel Alçada ao queimarem dias / fases inúteis.
A consolidação progressiva, em termos de arrefecimento, vai de fora para dentro. Ora, é o centro da estrutura que determina, em última análise a respectiva sustentabilidade.
Mas ao fim de uma semana resolvem colocar, por exemplo, soalho  e o calor húmido (vindo do centro), que se vai libertando, do processo de consolidação, tende a fazer a dilatação das madeiras.
Mas o mais interessante e anedótico está no processo de enchimento do betão nas armações, em que nem é contínuo (hora a hora ou quando parte é enchido hoje e o resto amanhã), nem respeita as condições atmosféricas (humidade, temperatura, etc,), nem a forma de arejamento/ventilação dos processos de consolidação, nem a forma como é obtido o produto (a mistura dos materiais deve ser a adequada, conforme mandam as boas regras e produzir um material sem fissuras ou bolhas, de forma a evitar por vezes o que parece estar com uma textura esfarelada).


Nenhum comentário: