Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

segunda-feira, junho 28, 2010

Os Gurus da Blogosfera: Meias-verdades e Plágios

Alguns Blogues de Professores, que se assumiram como doutrinários das correntes dominantes, em termos de conquista de audiências (ao contrário de outros, como este...) e como maestros de uma qualquer banda, implementaram todo um conjunto de acções informativas que pecam por serem inexatas e descontextualizadas, quer no tempo quer no espaço.
Não lhes estamos a retirar todo o mérito que conquistaram, com toda a justiça no passado recente, apenas consideramos que aceitação de comentários bastante insultuosos, da parte dos respectivos fãs e o plágio de determinadas informações ir-lhes-á, mais tarde ou mais cedo, retirar, ingloriamente, toda a credibilidade, conquistada com suor.
O maestro bota tema, estilo allegro maestoso, para a praça pública, com críticas cerradas e uma cambada de súbditos puxam das respectivas imaginações e cascam na mesma onda; uns dias depois, o maestro resolve virar de bombordo para estibordo, estilo Adagio, e os trauliteiros do costume como que fazem um Flick-Flack à Retaguarda, tornam-se uns anjinhos muito espirituosos.
As Meias-verdades situam-se mais ao nível das informações dos correspondentes voluntários que assentam mais no diz-que-diz  do que na realidade dos factos.
Aqui, em artigo anterior, dissemos que já estava próximo a formação (casamento inevitável) de um agrupamento entre a EB 2/3 Frei Caetano Brandão com a ES de Maximinos, em 2010.
Um dos Blogues da moda citando um jornal local de Braga (a fonte foi a jornalista)  sobre um suposto documento (não identificado), com data do dia 24 de Junho (efectivamente existe uma ordem/mail institucional, 99% semelhante ao que ordenava a fusão entre o agrupamento de Miragaia e a ES Rodrigues de Freitas) em que as partes interessadas ainda desconhecem formalmente os termos do procedimento de fusão.A Notícia sobre o conteúdo desse tal Documento Ultra-secreto só foi publicada na edição do dia 25 de Junho do referido jornal.
A Jornalista ou bufou ou vendeu a informação a terceiras pessoas, antes de o seu artigo ser publicado, pelo órgão da comunicação social que lhe paga o jornal.
Ora, a jornalista, numa de sapiência especulativa, induziu em semi-erro o autor do blog, porque faltou dizer que essas fusão se processaria efectivamente antes do fim do presente ano lectivo, mas que em 2011 outras duas Escolas se juntariam, numa de poligamia, quiçá poliginia ou poliandria, a EB 2/3 de Panóias e a EB 2/3 de Cabreiros... 
Já agora, a EB 2/3 Francisco Sanches (a que ninguém quer), mais conhecida pela EB 2/3 da Faixa de Gaza, tende a ser agrupada com a ES Sá de Miranda, porque com a justificação de ser uma escola superlotada e de entrar, brevemente, em processo de formatação urbana, algumas Turmas irão ser deslocadas para a tal Secundária.
A ES Carlos Amarante que fica apenas a cerca de 60 metros de distância mexeu-se antes que fosse tarde de mais e quem vai pagar as favas é a ES Sá de Miranda, que fica mais distante.

Nenhum comentário: