Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sexta-feira, junho 04, 2010

Os Luxos da Isabel Alçada...?

A ministra da Educação disse que os alunos objecto de transferência ficarão instaladas em melhores estabelecimentos de ensino, que serão transportadas em carrinhas escolares, com os devidos confortos (???) e que as estradas agora são de uma modernidade. quiçá de fazer inveja a alguns dos países mais desenvolvidos, como os do continente africano.
Pais e filhos estão numa de alegria constante, com a Banda a tocar antes da partida do autocarro e na sua chegada de regresso.
 A Ministra parece um papagaio a repetir o que o comandante lhe diz, mesmo que nenhum saiba que o rumo é de deriva total.
Em Concelhos do interior norte, como Ponte da Barca Arcos, Arcos de Valdevez, Monção (de MLR), Melgaço ou concelhos do distrito de Bragança (onde andar ilegalmente por estradas de Castela reduz os sofrimentos), distâncias curtas de 15 km, em vias estreitas e com inúmeras curvas, através de autocarros escolares a cair de podre (luxo tuga), têm conduzido a situações bastante anómalas:
A - 15 km que demoram cerca de 40 minutos.
B - Ou muito frio ou muito calor (ar condicionado ou aquecimento/refrigeração do ar é coisa que não existe, por isso é que estes Meios vieram para Portugal, como novos, em vez de irem para as sucatas alemãs).
C - Enjoos e vómitos são mais do que frequentes.
Estes alunos quando chegam à escola devem trazer altos padrões de auto-motivação e durante a última hora de aulas do dia, só de pensarem nos tormentos da viagem de retorno, então a auto-estima atinge valores elevados à máxima potência, em termos de concentração.
Como seria a juventude de Isabel Alçada se tivesse vivido numa zona do interior isolacionista?
Também teria um discurso deste nível de discernimento encantador...?

Nenhum comentário: