Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

segunda-feira, julho 12, 2010

As ADD dos Contratados...

Ao longo dos últimos tempos, ainda antes da FENPROF (único Sindicato a mexer-se e nenhum Professor Contratado, a nível individual, colocou qualquer acção de natureza judicial) ter entrado com Acções Cautelares, principalmente no TAF de Beja, a avaliação e a validação das avaliações aos contratados produziu todo um conjunto de aberrações matemáticas, dignas de um festival do estilo Giant Claw dos Raspberries.

Como é possível comparar, em termos de equidade, com metodologias de avaliação diferenciada?
1 - Classificações com arredondamentos (superior e inferior).
2 - Classificações sem arredondamento.
3 - Classificações tendencialmente todas semelhantes, em cada escalão.
4 - Como cada Contratado (salvo algumas excepções normativas) só pode ter 11 horas em cada estabelecimento de ensino, obteve pelo menos 2 ou mais classificações diferentes ao longo de um ano lectivo e a validação da classificação final, para efeitos de concurso, pode não ser um simples acto tão inocente:
A). Média Aritmética Simples das classificações ?

B). Média Aritmética Ponderada das classificações ?

C). Média Geométrica das classificações ?

D). Média Harmónica das classificações?

Será lícito comparar avaliações entre horários lectivos incompletos com outros mais completos (Tempo de Serviço Lectivo e não Lectivo no Total de dias/semanas/meses e/ou Tempo/horas de Serviço Semanal)?

Mas as simpatias do Director também poderão, independentemente do trabalho realizado pelo professor contratado ter sido positivo ou negativo, produzir distorções  na validação dos candidatos.
Por outro lado, Escolas diferentes podem gerar Ambientes diferenciados e consequentemente Motivações de trabalho de grau diverso.

Esta Postura do Ministério que tenderá no enviesamento das classificações hierárquicas dos candidatos, apenas demonstra a Má-Fé das condutas destes dois últimos Governos, nas medidas anacrónicas e sem sequência lógica que têm vindo a implementar.

Nesta altura, os Contratados prejudicados apenas podem reclamar contra o facto de outros colegas os terem ultrapassado de uma forma duvidosa.
Reclamar não quer dizer estar contra outrém, mas mostrar que o Ministério tem vindo a Mentir (Existência de uma Necessidade de Interesse Público no Recurso à 1ª decisão do TAF de Beja, que lhe tinha sido desfavorável) e o Sistema (dirigido por pessoas sem ética) deste PS está Vesgo e é necessário destrui-lo. 

Nenhum comentário: