Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

terça-feira, julho 13, 2010

Quem são os Professores...?

Numa Escola Secundária de Braga existem Professores Contratados que só deram uma aula na área das TIC (concurso das cíclicas e não escolha da Direcção) e depois, um a um, meteram sucessivamente baixa médica  sobre o mesmo horário e estiveram a receber vencimento (claro que, durante o dia, desenvolveram várias outras actividades não ligadas à area da educação e à revelia da D.G.I. e da Judite).

O último Professor Contratado (não sindicalizado), actualmente em funções desde Janeiro, para além das aulas normais, sentiu-se numa de obrigação de consciência de repor as aulas não dadas pelos Outros (sem qualquer retribuição suplementar).
Por outro lado, depois das aulas terem terminado, alguns (cerca de meia-dúzia) dos 60 Professores Contratados, quase que desapareceram por magia e durante o período de vigilância de exames meteram atestado médico, quiçá justificando a necessidade de se bronzearem na praia da Póvoa de Varzim ou da Apúlia.

Em outro sentido, muitos dos Professores do Quadro e Professores Contratados e sem complemento salarial, também deram mais de trinta aulas suplementares (não oficiais), ao longo do presente ano lectivo, (em cursos profissionais), a alunos com NEE auditiva, nas áreas da Psicologia, da Sociologia, da Economia, de TCC, de Inglês, etc., e também tiveram de fazer relatórios individuais de cada um dos alunos a cada uma das disciplinas...

Outros Professores do Quadro e Contratados também deram explicações suplementares gratuitas aos respectivos alunos que iriam fazer exame nacional ou de equivalência à frequência.

Como em todas as profissões, existem bons e maus profissionais, professores contratados ou do quadro.


Nenhum comentário: