Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sexta-feira, julho 02, 2010

EB 2/3 Tadim: Paz à sua Alma

Podia ser um final feliz de uma triste estória de encantar corações empedernidos.

Todas as informações, sobre uma possível associação, estilo Mega-agrupamentos, estão no limbo dos Deuses do Olimpo.

Na realidade, é propósito da Câmara Municipal de Braga evitar que alunos de Tadim escolham, como tem sido normal, as secundárias de Braga, acautelando, desta forma, um incremento nos custos de transportes escolares.

Desta forma, o ideal seria que o progressimento de estudos passasse pelo Externato Infante D. Henrique que fica em Ruílhe à distância de 2km (por auto-estrada, segundo a Ministra ficará pelos 150 metros).

O problema é que a EB 2/3 Tadim é uma escola pública e o Externato Infante D. Henrique  é uma escola privada e a resolução nº 44/2010 do Conselho de Ministros impede a concretização dessa realidade.

Soluções, para a formação deste mega-agrupamento, são inúmeras a partir de alterações normativas e posterior republicação da dita resolução, sob o signo dos mais altos interesses públicos da pátria.

1 - A EB 2/3 Tadim pode ter uma gestão coincidente com a do Externato Infante D. Henrique (totalmente subsidiado pelo Governo através da CMB) e assim, de uma forma encapotada, os alunos da primeira serem encaminhados, directamente e com obrigatoriedade para o segundo, evitando também um processo de desertificação de estudantes...

Ou

2 - A EB 2/3 Tadim pode passar a ter um estatuto de escola privada, mas equiparada à de uma escola pública e os respectivos funcionários e professores continuarem no mesmo regime, anteriormente definido.

Ou

(...)

Nenhum comentário: