Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sexta-feira, julho 02, 2010

TEIPs?

Tanta polémica, com validação de legalidades ou ilegalidades, em termos de discriminação concursal e agora chegámos a este paradoxo situacional: serem ou não integrados nos Mega.

Os TEIPs apareceram como um novo conceito de projecto autónomo para a promoção do sucesso educativo, em comunidades com algumas situações problemáticas.

É dentro desse contexto que, em princípio, surge a justificação para a sua não inclusão neste processo de Mega-agrupamento.

Se o TEIP de Calendário em V. N. Famalicão se enquadra dentro desta perspectiva ao continuar a construir o seu projecto autónomo, não se comprende que outras escolas TEIP, como a E.B. 2/3 Frei Caetano Brandão (Maximinos - Braga) verem os respectivos projectos viraram do avesso e subordinarem-se aos interesses de Escolas Secundárias.

Através deste tipo de exemplos se vê que a formação dos Mega-agrupamentos não se pode justificar por questões de pedagogia para a promoção do sucesso educativo, mas por questões de índole economicistas

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