Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sábado, julho 24, 2010

Os stress tests da Educação

A solidez do sucesso educativo deve ser tão bom como o do sistema bancário, porque, para efeitos estatísticos, o Governo Tuga (ao contrário de España) teve a suprema ética de só escolher os Bancos que apresentariam melhores resultados, em termos de probabilidades.
Faltaram à chamada: Banco Melo; Montepio; Caixas Crédito Agrícola; BIG; Banif; Banco Finantia; Finibanco; etc.
Na Educação, o sucesso também é medido através da manipulação dos números, em termos de escolha de Amostras, ainda que não representativas, como se se tratasse do Universo.
Fizeram, nos últimos 4 anos, 6 experiências piloto de Mega-agrupamento, com todas as condições técnicas e materiais, com escolha/selecção de professores e alunos de forma que o resultado final obtido justificasse ou fosse o mais adequado para a aplicação da Resolução 44/2010.
Alunos dos CNO servem como bandeira de sucesso de aderência, por parte de uma população responsável, mas para a constituição de Megas não existem.
Professores Contratados deixam de descontar para a CGA e transitaram para a Segurança Social. Todos somos professores, mas os da CGA entram na estatística do Ministério da Educação e os Outros na do MSST..., e na prática estas nuances podem significar maior ou menor estabilidade de Direitos e Deveres, em termos de responsabilidade, para com as Tutelas...
Por outro lado, não é indiferente um Funcionário do Quadro de uma Escola pertencer/ter um Estatuto de Função Pública ou estar como Funcionário do Poder Local (Câmara Municipal).


Nenhum comentário: