Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

terça-feira, julho 27, 2010

Ovar: a Arte nas Pupilas da Reitora

Na secundária Júlio Dinis, mais de 66% dos professores propuseram a respectiva Directora para o prémio de Liderança, que venceu (recebendo, por estes dias, a medalha da cidade).
Mas, muitos outros, estando contra, resolvem aproveitar a mínima oportunidade para a denegrirem, mesmo que isso também envolva prejuízos para terceiros.
A última polémica, resultou do facto de, por causa de haver recursos na classificação na disciplina de Física, o teor das reuniões dos Conselhos de Turma recair mais sobre a postura de todas as lideranças, principalmente da Directora, do que sobre o assunto da revisão de classificações. 
Verificou-se, por parte de algumas professoras, do mesmo Departamento, que os critérios de avaliação aplicados aos alunos eram algo aleatórios e consoante o tipo de alunos, tendo sido implementados à revelia dos critérios anteriormente definidos em Conselho Pedagógico.
Não pondo em causa o saber científico das referidas professoras, fica-se com a sensação de que existem alunos mais iguais que outros e as peixaradas resultam do facto de haver pessoas, com responsabilidades pedagógicas, que tentam legalizar a transparência de todos os processos comportamentais educativos, contra outras que pretendem apenas fomentar confusão e caos.


H.R.

Nenhum comentário: