Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sábado, outubro 30, 2010

Noite das Bruxas: Divórcio Casamenteiro

Estratégias: Todos contra o OGE?

A partir do primeiro dia do mês de Novembro, um novo enredo cénico, que se tem vindo a desenrolar, nos últimos dias, vibrará pelo inevitável desfecho do ajuste de contas.
Todos os Partidos Políticos de Governo (PS; PSD; PP/CDS), de uma maneira geral, pretendem transmitir a ideia de que aprovar o orçamento é não só um desígnio patriótico, como também a única forma de o barco não se afundar, embora, por outro lado, no respectivo íntimo desejem a reprovação do mesmo.
As ilações ao nível da responsabilidade perante a opinião pública, de haver um péssimo orçamento ou de ter um país ingovernável, principalmente ao nível eleitoral, podem transformar uma alegria num pesadelo.
O PS, por razões anteriormente aduzidas (artigo anterior), tenta passar a mensagem da vítima, enquanto o PSD a de vítima com capacidade de salvador da pátria.
Dentro do PSD, pretende-se viabilizar o OGE e ao mesmo tempo passar a mensagem de estar contra. Neste sentido, segundo algumas vozes sonantes do distrito do Porto, bastaria haver 20 deputados do Partido andarem distraídos (perderem-se no trânsito de Lisboa ou entrarem no voto da Abstenção) e a restante maioria votar contra, para que o documento passasse (?).
Apesar de Toda a Oposição (maioria absoluta) votar contra ou abster-se, o Orçamento Geral do Estado deverá ser aprovado.
O problema pode passar pelo facto de também haver alguns deputados do PS, no momento da votação, decidirem fazer uma visita turística e de cortesia ao Intendente e o OGE já não passar (?).
Os Acordos valem o que valem, porque se ontem o PSD afirmava, com todas as vuvuzelas, que era contra a subida directa ou indirecta de impostos sobre uma parte da população, agora, desde sexta-feira, dá o dito pelo não dito e concorda com o PS!!!

Nenhum comentário: