Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quinta-feira, novembro 11, 2010

O Polvo Financeiro

O BPN abriu Insolvência técnica e o Governo decidiu, inventando desculpas esfarrapadas, injectar cerca de 5 mil milhões de euros.
Os responsáveis, sob a capa da SLN andam por aí continuando a viver nas calmas

O BPP do amigo da MLR (Rendeiro) entrou em dificuldades de tesouraria e o Governo, por intermédio de 4 bancos (C.G.D.; B.C.P.; B.E.S.; B.P.I.;) investiu (devolveu depósitos efectuados por diversas instituições: Instituições e Igreja Católica Portuguesa; Caixas Agrícolas; Instituições ligadas à I.O.R.; etc) cerca de 2,8 mil milhões de euros, enquanto os restantes depositantes/investidores ficaram de mãos a abanar.

Com o crescente endividamento das Contas Públicas, o mercado obrigacionista veio, mais uma vez, dar ânimo suplementar às Instituições Financeiras Portuguesas.
Estas pedem empréstimo ao BCE a uma taxa de juro próxima dos 1% e depois vão ao mercado obrigacionista vender dinheiro ao Estado Português (período de 10 anos) a taxa de juro a rondar os 6%; ou seja, existe um ganho suplementar de 5 pontos percentuais nos ganhos.

Por outro lado, os Bancos portugueses estão ligados, por acordos de prestação mútua de serviços, às empresas de rating e que têm originado uma subida acentuada nas taxas de juro do mercado obrigacionista.

Nenhum comentário: