Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

terça-feira, janeiro 18, 2011

Professores de EVT em Luta...

Colegas,
Nesta semana que se avizinha coloquem, na sala dos professores das vossas escolas, um cartaz, faixa, nos Pcs, etc. com a seguinte mensagem: " 40.000 PROFESSORES VÃO PARA O DESEMPREGO, 7.000 SÃO DE EVT. E OS OUTROS QUEM SÃO?"

- Isto porque os colegas das outras áreas curriculares pensam que o problema é só nosso. Mas, enganam-se. Temos que envolver todos os colegas nesta luta que é todos, tanto de EVT como das outras áreas.
- Os que pensam que têm o lugar seguro que se desenganem: Com o vencimento de um professor de escalão mais elevado, pagam-se 3 docentes no início da "carreira", e ainda por cima com muitas mais horas lectivas. São estas as contas que estão ser feitas. Com os horários "zero" não há regras para seleccionar os professores, são os directores que decidem. Sensibilizem os pais dos vossos alunos e os órgãos da vossa escola: Conselho Geral e Conselho Pedagógico.
Só unidos conseguiremos!...
40.000 professores vão para a rua, 7.000 são de EVT e os outros? Querem colocar 1 (UM) só professor de EVT dentro da sala de aula.

No encontro realizado ontem da APEVT (Associação de Professores de Educação Visual e Tecnológica), onde estive presente, sala cheia do Centro de Congressos de Aveiro, verificou-se a nossa união e constatou-se os verdadeiros problemas que se avizinham. Portanto, o momento mais uma vez, é de luta e de acção, vai tocar a todos nos próximos tempos, temos de mostrar união e força que "pouco" nos caracteriza, fica aqui o vídeo para que todos se apercebam do que nos estão a tentar fazer, e para onde caminha a NOSSA escola pública.

Da minha parte deixo já aqui uma indicação, este ano será o último (se estas medidas forem avante) em que os "NOSSOS FILHOS/AS" deixaram de fazer TRABALHOS PRÁTICOS e por conseguinte aprender da forma "SABER, SABER FAZER" e depois digam que daqui a uma década ou duas os nossos jovens não sabem realizar NENHUMA tarefa eminentemente PRÁTICA ou construir um objecto de uso no nosso dia-a.-dia, fica a reflexão.

Estão a ver as NOSSAS Escolas e os nossos alunos sem trabalhos práticos sobre o Magusto, Natal, Carnaval, sem dias comemorativos, sem poderem realizar nenhum trabalho prático solicitado por outro qualquer departamento da escola, sem haver nenhuma espécie de trabalho prático caracteristicamente FORMAL? Sem a aplicação da tri - dimensionalidade?
Eu garanto-vos, não vou colocar sozinho na sala de aula (se não for um dos "contemplados" à saída), nas mãos de uma criança, um martelo, um serrote, um x-acto, um berbequim, um tico-tico ou serra de rodear, nenhum pedaço de madeira ou metal.

" ISTO VAI DEIXAR DE SER FEITO "
QUE SECA SERÁ A ESCOLA.

ALGUM DE NÓS ACREDITA SER O QUE É HOJE, SEM TER TIDO AULAS DE TRABALHOS MANUAIS, e tudo ser dado de forma teórica? SÓ NÓS SABEMOS A IMPORTÂNCIA DA LITERACIA ARTÍSTICA, por isso revoltem-se porque, SE os "NOSSOS" alunos sabem que vai desaparecer a disciplina de EVT, então o "descalabro" é total e o desinteresse por todas as outras disciplinas vai ser maior, acreditem.
http://www.youtube.com/watch?v=NkkteewLr_4&feature=player_embedded
LUÍS Pessegueiro

Nenhum comentário: