Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sábado, maio 28, 2011

Calímeros de Sucesso...

Dias Loureiro do PSD tornou-se no homem mais feliz do mundo depois de se ter tornado ministro, deixando para trás, o calcorrear das calçadas de Coimbra em busca de favores, para ele e para os amigos.
Depois tornou-se todo importante com a mania das super-esquadras (estilo super herói da banda desenhada) e como duque passou a ser uma espécie de pequeno bobo da corte governamental a quem todos começaram a prestar-lhe vassalagem.
Finalmente foi às caraíbas assinar uns contratos sem conhecer o respectivo teor e não sabe onde colocou o dinheiro da comissão inerente a essa tarefa.
Parece o Ingénuo de Voltaire.

Oliveira Dias do PSD também, enquanto ministro, continuou na senda de fazer felizes os outros, milagres de Cristo, estilo multiplicação dos benefícios, com o perdão das dívidas fiscais ao amigo Campos.
Depois vendeu a Cavaco acções da SLN a um preço de amigo e comprou-as a um valor de super amigo e ainda não sabe como funciona um computador, nem como essas transacções foram registadas informaticamente.

Durão Barroso do PSD diz-se encornado por ter sido enganado (o Pinho do PS apenas mostrou à assistência do PCP o presente que a sua mulher lhe deu, quiçá no aniversário do respectivo casamento...) sobre as armas de destruição maciça do Iraque e ao mesmo tempo feliz por ter sido designado Presidente da Comissão Europeia à custa desse percalço. Há males que vêm por bem.

José Sócrates do PS faz as asneiras, tem mau gosto na arquitectura urbanística, confunde os locais onde estudou e os cursos que frequentou e as datas das respectivas conclusões (alzheimer por via de neurónios em curto-circuito?) e ainda afirma que a culpa da situação actual da economia é por causa do PEC n.º 89 e da crise internacional.
Diz-se defensor do SNS e da Escola Pública e mina a respectiva sustentabilidade.
Vê conspirações, maledicências e comportamentos desviantes anti-democráticos em tudo o que não alinha na sua cartilha maternal.
Chora ranho de lombriga quando não ganha ou não consegue controlar ou os compagnons de route, como o Pedro o factotum, como o beduíno do deserto do Jamais ou o Jonas do Vara se encontram entaramelados.
Tal como o Botas de Santa Comba, tenta criar a imagem do Homem previdente da Santa Providência, é um exímio defensor do Merchandising e de técnicas de venda de um curso profissional de secretariado.
Bom comunicador que parece ter faculdades de vender um triciclo feito sucata, como se fosse um Ferrari acabado de sair da fábrica.

Passos Coelho do PSD era contra o pagamento de propinas, de penico ao léu, e a doçura da Fátima (como a Bruni) tornou-se num facto nacional porque era muita areia para a engrenagem dele e a pedaleira do alternador gripou. 
Diz-se enganado pelo Primeiro, apesar de ter pedido desculpas à Nação e agradecido por ainda vir a poder provar o néctar do Poder do Paraíso, no dia 5 e numa carroça que está à beira da morte súbita.

Paulo Portas do PP/CDS o eterno bajulador e defensor dos injustiçados, como Pescadores, Agricultores e Pensionistas que quando chega a ministro se engana e resolve os anseios dos carenciados com submarinos de água doce. 
É um Timoneiro de águas estagnadas que navega por águas da ASAE pouco transparentes.
Gostaria de ter sido polícia, mas as suas aspirações terão sido reprimidas e ficou traumatizado com obsessões pela pouca segurança e vê em cada esquina um potencial criminoso (só quando visita eleitoralmente as feiras, porque depois tudo regressa à normalidade da paz dos anjinhos).
O Guru das Sondagens que desvaloriza os respectivos quando não são favoráveis aos seus interesses, deduzindo que as empresas de sondagens são uma aldrabice em favor de interesses obscuros.
Na verdade, ele vê nos outros os mesmos métodos de construção de resultados de intenções de voto, que utilizava, para todos os gostos e consoante os interesses de cada cliente, quando ganhava dinheiro sem sair dos gabinetes através do método da psicologia da janela indiscreta.

Santana Flopes do PSD é um homem que gosta de andar na ribalta das colunas sociais, é o eterno exilado com a mania de ser um D. Sebastião, com uma prole assinalável que necessita de cuidar (a sorte de ainda não ter recebido um raio cósmico da estratosfera, quando está em pose adequada num qualquer urinol, principalmente debaixo da pala do Alvalade Shopping).
A sua extrema felicidade aconteceu quando, o encornado dos Açores resolveu ir para a Europa Continental, e se tornou então no Primeiro de Todos, incluindo o Alberto do caruncho.
O sonho de viver numa manjedoura rodeado das queridas santanetes, estilo incubadora virou pesadelo quando os manos começaram a machucar o material e o homem da moeda boa quis ser presidente da república e precisava que a moeda falsa fosse borda fora.


Nenhum comentário: