Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quinta-feira, maio 19, 2011

Directores: caça ao poleiro

Em tempos, muita polémica ficou associada ao agrupamento entre a EB 2/3 de Maximinos (TEIP) e a ES Maximinos na cidade de Braga e em que a comunidade escolar interna, da primeira, preferia casar-se com ES Carlos Amarante.

O Virgílio. Director da escola Frei Caetano Brandão queria estar na comissão administrativa, pelo menos como presidente (não ganhou o euromilhões e saiu-lhe na rifa o vigésimo, focou como vice..) e por outro lado desdobrou-se em declarações públicas contra tal projecto de agrupar duas escolas de Projecto Educativo tão diferenciado (disse que com ele na liderança da EB 2/3 nunca haveria junção (engano redondo).

No final do presente ano lectivo, o Pereira (presidente da comissão administrativa e professor da Secundária) convidou o Virgílio para formarem uma candidatura conjunta, uma união para presidirem à direcção deste mega-agrupamento contranatura.

A recusa foi perentória porque a EB 2/3 tinha mais professores e mais funcionário que a escola de baixo e em princípio no Conselho Geral haveria de certeza uma maioria mais favorável.
Mas nem sempre a lógica da matemática, em que se confirma a igualdade do 1 + 1 = 2, porque também podemos obter um resultado prático diferenciado do 1 + 1 = 1 (tudo depende da qualificação dos conceitos...).

O Pereira ganhou e, entre os derrotados, desenvolve-se uma teoria da conspiração simpática de honra e respeito pelos vencidos, sobre um eventual convite, claro que como vice, ao Virgílio em direcção ao poleiro...!!!

O engraçado é que o manager da campanha do Pereira a Presidente ter-se-á passado para as hostes do Virgílio e tudo parecia favas contadas.

Por um voto se perde e por um voto se ganha!!!

Nenhum comentário: