Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quarta-feira, agosto 10, 2011

A nova ADD Pimba...

Da esquerda à direita, de uma forma transversal a toda a sociedade portuguesa, principalmente dentro da comunidade da blogosfera parece ter havido um suspiro de alívio e de alegria pela sua nomeação.
No que concerne à nova ADD, parece que o único aspecto mais controverso está na situação das quotas...
Os professores, tal como o resto da população (estes só hoje sentiram o doce amargo da troika e já se benzeram perante a orientação de voto, nas últimas eleições. 80% votou no acordo, agora não se podem queixar, porque à primeira todos podem ser enganados, mas perante a encornadura da segunda só terão de amochar e aceitar), quando começarem a beber o vinho amargo do Deus Moloch é que verificarão que tal presente envenenado pode tornar-se num inferno.
Agora a avaliação inter-pares da mesma escola originou uma guerra concorrencial dentro do mesmo espaço.
Amanhã  a avaliação inter-pares de escolas vizinhas poderá tornar-se numa espécie de ajuste de contas (ódios de estimação!) antigas por saldar; veja-se a harmonia suja que sempre existiu entre os professores da EB 2/3 Oeste da Colina e a ES de Maximinos (agora formam um agrupamento e por isso as guerrinhas poderão ficar mais serenas).
O SIADAP assenta numa relação de autoridade perante subordinados e apesar de tudo tem originado um enviesar de resultados muito estranhos...
A nova ADD teria de se pautar pelos mesmos formalismos, como por exemplo, pessoas da IGE, de zonas geográficas/regiões diferentes e com formação científica adequada.
De qualquer forma a contestação também surgiria, principalmente pelos saudosos de MLR e da Alçada.
O ECD de 2004 se regulamentado, através de uma norma repristinatória, ainda estaria actualizado em 2011.

Nenhum comentário: