Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

terça-feira, novembro 29, 2011

Estatísticas da Greve à Nuno Crato? - 1

Nuno Crato em vias de sair da SPM do Burkina-Faso?

O antigo porta voz da SPM do Burkina-Faso resolveu com intuitos ainda não totalmente esqclarecidos, errar os resultados finais sobre a verdadeira quantificação dos aderentes à greve.
É que, em econometria, a recolha das amostras e a não consideração de existência fatores aleatórios pode enviesar os resultados...
O nosso ministro, matemático do quelhas talvez nem tenha efetuado o cálculo da variância dos restos, nem entrou em linha de conta com a questão dos intervalos dos extremos máximos e mínimos condicionados, através do uso da notação matricial, de forma a satisfazer o sistema de estacionaridade.
Ora, segundo o teorema de Rouché é condição necessária e suficiente, para que o sistema de quantificação seja possível, que todos os determinantes caraterísticos, se existirem, sejam nulos.
Como deveríamos saber, na matriz dos coeficientes do sistema  (1+1=1), procura-se uma sub-matriz quadrada de ordem máxima com determinante não nulo e em que a ordem dessa sub-matriz é a caraterística dos seus coeficientes e o seu determinante é o determinante principal do sistema.
O atual Ministro que um dia venha a opinar sobre sondagens construídas sob a sua tutela vai transformar a ciência eulclediana num pagode...
Na verdade, se existem 6 milhões de população ativa, então como explicar que cerca de 4,8 milhões de habitantes tenham feito greve, segundo os sindicatos; parece ser um absurdo irresolúvel.
Por outro lado, o Governo avançou com uns rídiculos 8%!!!
O Governo deve aplicar o número de grevistas sobre o universo da população portuguesa.
Às tantas a % de grevistas teria sido inferior a 73 000 e mesmo assim já devemos estar a pecar por excesso de otimismo inorgânico.

Nenhum comentário: