Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Cumplicidades ingénuas da Inspeção Geral da Educação?

Durante as suas ações inspetivas, pelas escolas secundárias não agrupadas em agrupamentos, ressalta o facto de haver uma crítica sistemática sobre a não existência de articulação curricular com as escolas básicas, colocando esse fator como um aspeto muito negativo que condicionará a melhoria no sucesso educativo (doutrina da troika?).
Algumas destas escolas secundárias não agrupadas em agrupamentos até têm a preocupação de fazer um diagnóstico das capacidades dos alunos que têm origem em muitas e diversas escolas básicas (identificação de pontos fortes, de pontos fracos ou que aspectos devem ser melhorados em função das opções por esta ou aquela área curricular), mas a IGE considera isso irrelevante, como se a orgânica formal para a constituição de agrupamentos ou de mega-agrupamentos fosse a única opção milagrosa do ensino.

Nenhum comentário: