Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sábado, maio 05, 2012

Saúde: a Solução Final...?

Segundo notícia de alguns pasquins, quiçá segundo a ótica de Passos Coelho, o SNS está a estrebuchar numa agonia de morte lenta, como estratégia ativa do actual Governo.
Basta ver que Sócrates e Passos Coelho retiraram dos benefícios fiscais o valor dos prémios de seguros de Vida e de Acidentes Pessoais que as companhias de seguro abominam, beneficiando a mina de ouro dos seguros de saúde, porque o lucro é a alma de qualquer negócio, nomeadamente se a Segurança Social e o Serviço Nacional de Saúde passarem a ter uma estrutura minimalista, condenando as classes média e baixa à obtenção de uma saúde e reforma/aposentação de penúria eterna.
Por exemplo o JN titula que o INEM recusou levar doente oncológico terminal para IPO do Porto, por causa de uma alegada ordem normativa superior.
Por outro lado, a mesma folha de imprensa, em outra notícia, dá conta do facto de as dívidas dos hospitais públicos não estarem a terem cobertura do Ministério da Saúde, ao contrário do que acontecia no passado.
Na prática, muitos doentes irão sofrer no corpo a falta de financiamento, em termos de pagamento de determinados medicamentos, cujos preços oscilam entre os 80€ e [∞, quando acrescenta que O IPO do Porto está em risco de ter pela primeira vez resultados negativos porque gastou 7,5 milhões de euros em quimioterapia (oral) que não é reembolsada por ser em comprimidos e não injetável.

Nenhum comentário: