Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

terça-feira, junho 26, 2012

Professores Despejados e Repescados...?

O MEC impôs tantas sanções às direções sobre a eventualidade de haver um excesso de professores, para lecionarem, durante o próximo ano letivo, que perante um cenário tão inconstante em que as necessidades se poderão revelar inoportunas, inúmeros professores terão de concorrer e muitos serão varridos definitivamente do sistema, de tal forma, que o contingente para DACL, este ano de 2012, vai talvez entupir o sistema informático.
Na verdade à medida que o número mínimo de alunos possam constituir um conjunto de turmas suficientes, as direções podem retirar os professores da aplicação (quais os critérios?).
Mesmo os critérios de seleção dos professores a concurso, por parte das escolas, não é similar, criando discriminações, que passam pelo não aceitar do cumprir das directrizes do MEC (Graduação Profissional !!!).
O medo irá condicionar o recrutamento de professores em número aceitável para que possa responder adequadamente à procura de saberes, por parte de alunos.
Por outro lado, algumas direções, para não correrem riscos e sob ameaças futuras por parte do MEC, preferem que alguns professores do quadro de escola fiquem do que os enviarem para concurso, mesmo sem componente lectiva correspondente ao grupo de recrutamento, mas adstritos a outras áreas científicas, :
Professores de Filosofia lecionarem disciplinas de Economia, Direito e de Contabilidade;
Professores de Português (sem qualquer conhecimento científico certificado) com aulas em Castelhano e com horas nas escolas primárias.
rofessores de Geografia serem desviados para apoio a Matemática, Economia e Direito.
Professores de Artes mudarem de ares para as tecnologias de informação.
Professores de Português e de Matemática irem completar horas nas escolas primárias
Etc. 
Um Mimo este Nuno Crato e os soldatos regionais...


2 comentários:

tiago alexandre silva disse...

É muito importante viver numa sociedade onde o direito à opinião é um exercício de cidadania, portanto aceito a sua preocupação.
Mas também é importante não cair em generalizações, quando se refere aos profesores desta ou daquela disciplina recorde que é a sua experiência pessoal, reduzida à sua vivência subjetiva que está a usar para criticar medidas macropolíticas. Não generalize aquilo de que não conhece ou dispõe de dados.
daqueles grupos disciplinares que menciona, quantos conhece que mudaram de disciplinas a lecionar?
Todos temos de aprender a usar a crítica para mlhorar a nossa cidadania.
Aprender é sofrer.

professor filosofia,
Tiago Silva

Capitão de Rebordelo disse...

Para simplificar as questões digo que por exemplo, na cidade de Braga, uma Escola Secundária que não possui professores da área 430, tem professores de Filosofia a darem Economia.
O Capitão de Rebordelo são 5 professores:
2 na Escola Secundária Alberto Sampaio.
1 no Agrupamento Escolas Maximinos.
1 na Escola Secundária Avelar Brotero em Coimbra.
1 na Escola Campos de Melo na Covilhã.