Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

terça-feira, julho 17, 2012

DACL: reserva de recrutamento e de contratação de escola

 Segundo o Aviso n.º 5499-A/2012, sobre o Concurso anual de contratação com vista ao suprimento
das necessidades transitórias de pessoal docente, para o ano escolar de 2012 -2013:

Quando necessário, para a satisfação de necessidades temporárias pode ainda realizar-se os concursos de contratação inicial, de reserva de recrutamento e de contratação de escola, através de contrato a termo resolutivo, tendo por limite máximo o termo do ano escolar.
Ora, o que está aqui em causa é o facto de sermos obrigados a concorrer a DACL e estarmos no quadro de uma escola (e não querermos sair) ou sabendo que regressaremos, porque a ausência de componente lectiva é extensiva ao resto das escolas, recusamos a situação de horário zero.
1ª Situação: Pertenço à ESAS e não coloco nas preferências o código desta escola; digamos que prefiro arriscar.
Se regresso à escola de origem, a minha posição é de efectivo ex-professor para tapar buracos e ao fim do 2º ano, nestas condições, estou preparado para a mobilidade especial (interna e/ou externa).
2ª Situação: Pertenço à ESAS e coloco nas preferências o código desta escola; em primeiro lugar.
Se regresso à origem, a minha posição é de potencial ex-professor para tapar buracos e ao fim do 2º ano, nestas condições, estou preparado para a mobilidade especial (interna e/ou externa.
MAS, se algum professor, do mesmo grupo disciplinar, se reformar ou colocar-se de baixa médica, digamos no caso de pretender ser reformado pela CGA, ou no caso de estar efectivamente doente, eu deixo essa incómoda situação e passo à categoria de professor com componente lectiva.
Adio, pelo menos, por mais um ano, a minha saída para a mobilidade.

Nenhum comentário: