Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

segunda-feira, julho 23, 2012

Enviesamento de Resultados para destruir Escola Pública

Segundo um estudo publicado no International Journal on School Disaffection, e agora dado à estampa lusa pela jornalista Clara Viana, nas páginas do jornal Público, os alunos das escolas privadas têm sido favorecidos por comparação com os que frequentam o ensino, através da  analise das bases de dados dos exames nacionais do ensino secundário, que aparecem travestidos em Rankings.
Os investigadores da Universidade do Porto defendem que os rankings das escolas, como são elaborados em Portugal, não só não dão conta da real qualidade das escolas por se basearem apenas nos resultados dos exames, como até falham naquela que os seus defensores apresentam como sendo a sua principal vantagem: a objectividade.
Acrescentando que  se deve considerar seriamente a introdução de factores de correcção na ponderação das classificações de acesso à universidade.

Nenhum comentário: