Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

segunda-feira, agosto 06, 2012

Ovar: Fervor Religioso de uma Directora...?

 
Neste concelho, pertencendo à área da direcção regional do centro, o processo de agregação parecia um procedimento simples e pacífico, porque ambas as directoras de cada uma escolas secundárias, futuras presidentes das CAPs, aceitavam a agregação de escolas da cidade de Ovar, tal como já tinha acontecido em Esmoriz.
O problema surgiu em Ovar, por causa dos territórios educativos afectos a cada uma das secundárias.
Numa primeira fase, a Júlio Dinis (escritor) agregava com a EB2/3 de Ovar norte (frequentada por classe média/alta da cidade) que lhe estava mais próxima e vizinha; unicamente separadas por um miserável obstáculo.
A Macedo Fragateiro (excelente professor de Histórico-Filosóficas desta escola) ficava com as EB2/3 mais proletárias (uma das quais muito próxima: Ovar sul) e aí corria-se o risco de o fluxo de alunos a frequentarem a escolaridade obrigatória, enviesar futuros resultados dos rankings, principalmente dos exames nacionais do ensino secundário.
Claro que a chefe da última não aceitou e vai daí, resolveu encetar uma cruzada, quiçá apostólica romana e abençoada por roma, pela reposição da verdade.
Era vê-la rezar em todos meios, manhã, tarde e noite fora;  muitas das vezes, houve testemunhas anónimas que cronometraram o número de horas diárias e que ultrapassariam as 48; passeou-se por todas as capelinhas de Ovar e arredores, passando por Coimbra e desembocando, no alto do Bairro da Madragoa e aí, parece que se deu, novamente, o milagre das rosas, take 2
Por desígnio nacional, talvez com um sussurro da troika, o MEC alterou a composição dos territórios educativos.
A Macedo Fragateiro obteve o que queria e a Júlio Dinis ficou com as outras 2 EB2/3 que distam, da sede, uma a 1 Km e outra a cerca de 5 Km.
Agora a guerra entre as duas parece que irá passar para os salões solenes partidários, onde as facadas nas costas e os mal-dizeres, do estilo de alcunhas alentejanas, serão o prato forte.

Nenhum comentário: