Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quarta-feira, agosto 08, 2012

Fundações e Institutos...?

Das cerca de 900 Fundações, o Governo só tem conhecimento de 30% e a vontade de eliminar apenas algumas, em termos de propaganda eleitoral, apesar das orientações radicais da troika.
A maior parte dos Institutos, das Empresas Públicas e dos Observatórios, sem qualquer proveito social mas que recebiam milhões do Estado, enquanto sorvedouros de dinheiros públicos, tinham o fim anunciado, visto que a sua existência jurídica resultava apenas da necessidade de fuga à acção do Tribunal de Contas e da obtenção de benefícios fiscais.
No entanto, este Governo, renegoceia as PPPs rodoviárias, declarando poupanças de milhões, mas omitido da população que essa poupança terá de ser paga posteriormente.

Agora, nos últimos meses, o Governo resolveu eliminar serviços públicos (Empresa de Gestão Partilhada de Recursos da Administração Pública, E. P. E, e a Agência Nacional de Compras Públicas, E. P. E.) e criar Institutos Públicos com vários directores, como aconteceu com a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I. P. (compras em grupo...).
Tal como aconteceu com o Instituto de Gestão Financeira, que tinha um Director e passou a Empresa (privada) de Capitais Públicos com um Conselho de Administração Laranja.

Nenhum comentário: