Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quarta-feira, setembro 26, 2012

Escola da Ponte ou da Troika?

O SOS Professor resolveu, mais uma vez, inventar nova asneira,  ao estilo de um gato pingado adiado, quando decidiu, quiçá aproveitando as guerras civis internas ao MEC, entre Crato, Casanova e afins, que as colocações de pessoas em quadros de escola não agrupada e sem quadro de pessoal docente efectivo, como a Escola da Ponte teriam de ser definitivas; se o computa se engana, ele não.
Neste ano lectivo, na Escola da Ponte (onde existem 50 alunos) temos uma média de 3 professores, por cada área disciplinar (ao contrário do que aconteceu, no passado).
Para o tipo de processo de ensino existente, 1 professor de cada grupo disciplinar foi sempre considerado como suficiente; mas este ano, os restantes parece, apenas estar lá para emoldurar os ambientes, porque se encontram numa situação, estilo braços caídos, sem utilidade produtiva, quando tinham horário completo, nas escolas onde tinham leccionado em anos transactos. 
A DREN, numa de poupança do deficit público, impede que haja regularização do capital humano em processo de desperdício.
Ou será que tal situação vai beneficiar determinados professores, com vagas abertas nessas tais escolas, que de outro modo ficariam fora do sistema?

Nenhum comentário: