Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

terça-feira, setembro 04, 2012

Falhanço Colossal

No jornal Correio do Minho, Artur Coimbra, em artigo de opinião tenta recordar, muitas das gafes cometidas, umas mais antigas e outras bastante actuais, pelo actual desgoverno.

Diz o articulista que todos nos recordamos que há um ano, por esta altura, a exasperante ladainha do Governo em geral, e do indolente ministro das finanças Vítor Gaspar, em particular, era a do alegado “desvio colossal” herdado do governo de José Sócrates. Nunca ninguém conseguiu perceber que “desvio” foi esse, que números concretos significava, a que “buraco financeiro” correspondia, se é que houve algum “desvio colossal”, que não foi apenas um bailinho da Madeira...

Estávamos numa altura em que, vencidas as eleições pelas forças de direita, o importante era lançar areia nos olhos dos portugueses e tentar justificar as medidas draconianas que estavam em curso, numa agenda política que ia muito além das imposições da troika (como se veio a verificar posteriormente) e que acabaria por pretender alterar o paradigma político, social, económico e cultural deste país, à semelhança da ideologia liberal direitista que o executivo tão bem concretiza.
Acrescentando que ao arrepio do que prometeu na campanha eleitoral e no seu programa, o governo começou por aumentar impostos, cortar subsídios, diminuir salários e subvenções sociais, infernizar a vida da classe média, deixando obviamente incólume os potentados económicos e os bancos que o apoiam. 
Para além disso, quer vender o melhor que o país tem, ao desbarato, descaracterizando Portugal.
(...) 

Terminando com um aspecto que terá passado despercebido, sobre o facto de o Governo chamar a si, os louros, sobre acções pertencentes a outros e negando a culpa sobre os factos mais negativistas, quando lembra as palavras de alguém que, na nossa perspectiva, se deve encontrar em processo de disseminação de bubões neurológicos, quando capta as palavras de Jorge Moreira da Silva, vice-presidente do partido PSD, no fim de Agosto, na Universidade de Verão do PSD, em Castelo de Vide, , no afã de atribuir tudo o que é positivo aos seus correlegionários, anunciou que o governo de Passos Coelho “conseguiu aumentar as exportações”. É preciso ter lata. Um governo aumenta as exportações? Já percebi: no último ano emigraram 150 mil portugueses, a maioria jovens qualificados! … O governo exportou 150 mil cidadãos!...
Bravo, Moreira da Silva!... Grande aumento!...

Nenhum comentário: