Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

terça-feira, janeiro 22, 2013

Assembleia Geral da Comunidade Escolar da ESAS




 Separadamente reunidos, professores, funcionários e alunos, decidiram, por unanimidade:

Assembleia Geral da Comunidade Escolar
ESAS, 21 de Janeiro de 2013, Auditório Sebastião Alba



DELIBERAÇÃO:
1
Partimos do princípio de que a Escola Secundária de Alberto Sampaio (ESAS) é uma instituição
de reconhecido interesse público.
2
A decisão do Ministério da Educação e Ciência em agregar a Escola Secundária de Alberto
Sampaio com o Agrupamento de Escolas de Nogueira, criando uma organização com mais de
3300 alunos, ofende uma Comunidade Escolar que tudo fez, incluindo submeter-se nos últimos
anos a três avaliações externas, a fim de tornar legítimo o direito a um determinado Estatuto
de Autonomia ou, pelo menos, ao benefício da dúvida. Lembramos que  os relatórios das
referidas avaliações externas  revelaram a qualidade do trabalho desenvolvido na ESAS e
reconhecem a sua capacidade para se autorregular.
3
Em democracia, não se pode negar à comunidade da ESAS o direito elementar a ser tratada
com  correção e elevação institucional e, por isso, vimos pedir a suspensão do processo de
agregação da ESAS até à conclusão da avaliação do Projeto de Autonomia.
4
O Ministério da Educação e Ciência ignorou o pedido da ESAS para ser ouvida em processo
negocial e, em vez disso, decidiu agregar a nossa escola contra a vontade manifesta dos seus
membros e à revelia das tomadas de posição e opiniões dos órgãos responsáveis da Federação
das Associações de  Pais de Braga, do Conselho Municipal de Educação, da Autarquia
Bracarense e do Conselho Geral da escola. A ofensa é, pois, dupla ou tripla. A ESAS constitui
património vivo da cidade de Braga. Património  arquitetónico, paisagístico e ecológico.
Património cultural, pedagógico, desportivo, científico e artístico.
5
A ESAS tudo irá fazer para garantir aos seus alunos o direito a um ensino de qualidade e tudo
fará para defender o direito a ser ouvida pelo Ministério da Educação e Ciência, no que diz
respeito ao Projeto de Autonomia que entregou à tutela em devido tempo. Do diálogo nascerá
ou não a luz e, porventura, o prémio que merecemos.
6
Para que  o  diálogo possa ocorrer, vimos solicitar a  V. Excelência o agendamento de uma
reunião com caráter de urgência.

Texto aprovado por unanimidade dos presentes na Assembleia Geral

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