Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quinta-feira, maio 13, 2010

Arquitectura Vanguardista na Parque Escolar - 2

Mais de 60 escolas requalificadas ou em obras recebem a partir de hoje a visita dos deputados do grupo parlamentar do PS, que pretendem fazer um balanço dos programas com "maior concentração de investimento" no ensino público.
Seria interessante repetirem a visita, mas desta vez a escolas do norte e no pico do inverno (temperaturas negativas), com especial incidência aos Pavilhões Gimnodesportivos, em fato de ginástica (podiam aproveitar a ocasião e diminuirem a barriguinha) de forma a sentirem na pele o tipo de agruras que professores e alunos têm de passar.
Estes Centros de Educação Física têm um ar condicionado muito especial, por via do arejamento permanente que permite uma circulação de ar homogénea, entre o Norte e o Sul.
Parte das paredes, a toda a volta, possuem milhares de furinhos, ou seja, os Ginásios não são estanques, nem ao frio, nem ao calor, isto é, a poupança nos custos pode originar disparates urbanísticos.
Parece que a Norma é nacional e não é passível de alteração.
Os arquitectos da Parque-Escolar estão de parabéns por demonstrarem um discernimento em termos de inovação tecnológica, psicológica e sociológica.
Talvez tenham obtido a licenciatura, na mesma fornada do Primeiro, na Universidade Independente...
Os Pavilhões têm uma cobertura, quiçá para evitar a entrada vertical da chuva, porque se vier lateral, puxada a vento,  então teremos inundações e os pisos terão de ser substituídos.

Nenhum comentário: