Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quarta-feira, maio 19, 2010

As Éticas da Gestão Democrática das Escolas ou do Modelo do Reitor

Este novo modelo pode conduzir a situações de autoritarismo por parte dos directores, enquanto comissários políticos de quem os elegeu.
Directores de outra estirpe, defensores do antigo modelo de gestão das escolas, não interessam a nenhum dos Partidos Políticos representados na Assembleia da República, principalmente ao PCP, que se reclama de organização representante dos mais desfavorecidos e dos defensores dos princípios do MFA.
Em algumas escolas, os professores vivem em permanente sufoco, perante sucessivas e intrigantes decisões superiores, muitas das vezes, contraditórias, no tempo e no espaço.
O medo impera, mas ninguém se queixa, pelo menos o Bulimundo da Escola Secundária de D. Maria II, na cidade de Braga, principalmente a quando da distribuição das classificações da ADD.
Os Partidos Políticos clamam pela defesa de uma Gestão Democrática das Escolas, desde que o Director (mesmo que seja contra o novo modelo) seja manipulável politicamente.
Estamos perante uma subversão dos princípios básicos da democracia, na procura das verdades para o conhecimento do saber da gestão da causa pública.
É por causa destas ambiguidades situacionais que o actual Sistema Eleitoral é incongruente e não tem sido alterado, porque na verdade os Deputados não representam eleitores; estes votam, ilusoriamente, em Deputados que assinaram um compromisso de honra com o Partido Político a que estão veinculados.

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