Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

terça-feira, maio 18, 2010

A Professora Só...

Senhora de provecta idade, madame com todas as Etiquetas, murmura-se que tem afinidades com distintas famílias, quiçá da plebe monárquica, dos Só de Braga, dos Só de Guimarães, dos Só de Penafiel ou dos Só do Porto, para já não falar do irrelevante facto da dita cuja se intitular comadre do Ministro das Finanças Falidas, do Burkina-Faso.
Parece que exerce uma profissão de fé, na Escola Secundária da Aldeia dos Macacos (23 anos + o resto a ocupar tachos em outros ministérios misteriosos), onde não tem sido muito acarinhada pelas últimas direcções.
Desde há 5 anos que encetou uma luta persistente de sangue, suor e lágrimas, para que lhe fosse dado um horário Sem Horas lectivas e Sem Horas não lectivas, até atingir a idade de se reformar.
Mas afinal de contas, para que serve uma avózinha? Não é para ajudar, quando os Papás estão ausentes?
Esta desgraçada professora tem a infelicidade de viver a cerca de 400 km de distância, entre Braga e Ouagadugu e, a antiga PCE e a actual directora, não têm demonstrado até agora qualquer tipo de compaixão.
Outro problema reside no facto de o miserável esposo para além de ter uma reforma de fazer inveja aos prémios de produtividade do Mexia, gostar de viajar...
Durante estes anos, a pobre Angana já meteu 7 processos judiciais contra os anteriores PCEs e a actual Directora e perdeu-os todos. Para além disso, entrou com outra acção a pedir uma compensação monetária, por ter sido obrigada a dar aulas e por ter-se vista a ser obrigada a gastar dinheiro nas anteriores acções e voltou a perder.
Perdeu as eleições para a direcção do SPN Braga, porque tinha intenção de colocar os recursos (advogados) ao seu serviço contra a escola (ESAS).
Perdeu a possibilidade de ser eleita vereadora, nas últimas eleições.
Como um mal nunca vem só, decidiu marcar uma viagem, quiçá de segundas núpcias, nas férias da Páscoa até às Caraíbas Africanas.
Mas, a malvada da directora saiu-se com a ordem de serviço n.º 49, sobejamente divulgada e comentada na blogosfera.
A Desditosa decidiu vingar-se enviando-a, directa ou por interposta pessoa, ao Guinote e mexer-se nas altas esferas da política, através do PCP, para que a Ministra fosse chamada ao Parlamento para esclarecer os Deputados e pudesse já trazer, na manga, a demissão da Directora (eleita contra a vontade das estruturas locais da Câmara do PS e do Governo onde pontificava MLR), de forma a ser nomeada uma comissão administrativa que solucionasse as angústias existenciais da comadre do ministro.... 
Parece-nos que esta directora irá ser demitida porque é público ser contra este modelo de gestão e o Governo já lançou, no tempo da MLR, uma caça às bruxas, como aconteceu com o colega Prudêncio.
Por acaso, foi até às Caraíbas e não lhe foi marcada qualquer falta...
(Consideramos que a Direcção falhou porque lhe devia ter marcado falta injustificada)
Admira-nos o facto de a dita cuja, durante anos presidente da Assembleia de Escola, ter tido um comportamento cúmplice, por omissão, sobre os sucessivos comportamentos de Peculato exercido por um PCE do PS, que foi condenado em Tribunal Judicial (chamada a tribunal, prestou declarações de completa ignorância sobre os factos ocorridos). Não nos lembramos que o PCP tenha sido alertado, na altura, ou se o foi, remeteu-se ao mais profundo dos silêncios cúmplices.
Parece que o Guinote, o PCP e o Sócrates se aliaram para limpar os últimos resquícios de pensamentos desviantes dos de MLR e destruirem a Gestão Democrática da Gestão Escolar, calando os respectivos desfensores.

Nenhum comentário: