Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quinta-feira, setembro 16, 2010

Diputación de los Alumnos - Curiosidades 1

A Maioria dos Deputados da A. R. do Burkina-Faso, pessoas de formação do Direito mal formado, têm vindo a demonstrar uma exótica e sucessiva tomada de decisões de carácter normativo.
Como num qualquer futuro podem ter de voltar à Barra, criam medidas dilatórias, de forma que os respectivos futuros clientes arguidos vejam os processos prescritos.

Em relação ao Estatuto dos Alunos e no que concerne ao desenrolar de um qualquer processo de natureza disciplinar mais complexo, os Crâneos resolveram reduzir os prazos de conclusão de todo o processo, ou seja, os alunos e os respectivos encarregados de educação não necessitam de se esforçarem muito, em termos de criarem obstáculos que, algumas pessoas resolveram criar obstáculos processuais de forma que a prescrição antecipada seja uma realidade.

As aulas em algumas Escolas Secundárias já começaram e, como é da praxe, os Directores de Turma tiveram uma reunião com os alunos sobre os Direitos e Deveres de todos os membros da Comunidade Educativa.

Mas, os alunos vinham mais do que preparados e alguns professores que leram o Regulamento Interno e o Estatuto dos Alunos na diagonal, foram apanhados com as calças na mão, quando confrontados com a quase inutilidade de haver acções de natureza disciplinar sobre eles alunos.

Na verdade e em relação a esta matéria houve um retrocesso, relativamente aos Poderes dos Professores, dos Directores de Turma e dos Órgãos de Gestão.

Este Estatuto poderá parecer um objecto estranho para o funcionamento das Escolas Secundárias e não para as EB 2/3, mas, na realidade apenas vem antecipar as suspeitas (manifestadas anteriormente pelos responsáveis políticos da Educação) sobre o facto de a Escolaridade Obrigatória poder passar para os 12 anos.

Nenhum comentário: