Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quarta-feira, setembro 01, 2010

Vagas e Bagas

Em algumas das Secundária de Braga, que no ano lectivo transato tinham cerca de 70 contratados, verifica-se, neste ano, um significativo decréscimo no número de sortudos (!), com a entrada de 12/13 professores resultantes deste concurso e não mais do que 14/17 vagas a concurso das cíclicas.
Alguns dos Professores Contratados, perante o previsível cenário de terra queimada, decidiram migrar para Açores e Madeira (O Grupo de Português/Francês foi o mais afectado).
Por outro lado, mesmo assim, ordenados dos Professores Contratados ainda estão a um nível inferior aos dos enfermeiros. Mas ambos só terão trabalho quando o regime de prestação de serviços for uma realidade em regime de cruzeiro. 
O Reposicionamento nos quadros das Escolas, segundo o tempo de serviço, poder-se-á considerar como um acto terrorista equivalente aos praticados pela Al-Qaeda, porque os Governos do PS, PSD e do PP ainda não descobriram novas formas de reengenharia contabilística de transformarem Despesas de pessoal em ordenados em  Subsídios (O Estado Vender Hospitais ou Outras Instalações de Serviços Públicos  ao próprio Estado já não é novidade). Mas a actualização salarial dos professores que fossem admitidos nos quadros seria um crime porque impediria a implementação de ajuda a outras Instituições (falência Técnica latente), como aconteceu no caso do BPN e do BPP e sabotaria o processo de redução do Deficit Público.
Por isso, não é de admirar que Prestigiados (!!!) Economistas, Fiscalistas e Advogados do PS e do PSD (com várias reformas que chegam a atingir mais de 10 000 euros) têm vindo a formular palpites sobre a forma de redução da despesa primária, como a de sancionar os agregados familiares com as mais baixas pensões, porque como constituem a maioria, o Estado obteria maior receita/poupança e poupando as miseráveis reformas de tais Penoseiros (Cunha; Beleza; etc.).

Nenhum comentário: