Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

Ministério da Educação: Refractários da Enxada


Desde há mais de 25 anos que The Education Boss do Burkina-Faso, é formado por pessoas que subiram na vida social e económica, denotando deficiências acentuadas em algumas evidências de carácter cognitivo para o exercício de qualquer actividade produtiva, embora ultrapassassem todas as barreiras através de artimanhas pouco transparentes e perceptíveis.
Por isso mesmo, a entrada da Lurdes não passe apenas de o culminar de todo um processo de substituir o conceito do Saber pelo da Competência (concorrência…), sendo duas realidades diferentes que se devem complementar e não excluir mutuamente, por via da aplicação de uma força centrípeta sobre outra de natureza diversa, como a centrífuga.
Temos assistido à ênfase de criação de uma cultura de indiferença perante a diferença, nomeadamente quando o quadro referencial/matriz base da ADD ser praticamente comum a todos os professores.
Aliás o disparate cognitivo da ADD está evidente, no facto de, por exemplo, ao avaliar-se um professor de Língua Portuguesa com cerca de três dezenas de  anos de docência, o avaliador/relator dever saber responder a uma evidência sem nexo, será que o professor consegue comunicar correctamente na Língua Portuguesa(???).
Se a resposta for negativa (avaliação subjectiva), não nos parece que possa haver oportunidade de correcção, nesta altura do campeonato e por outro lado o que significa comunicação correcta, quando sabemos que existe uma guerra surda entre os Linguísticos Lusos sobre as consequências dos acordos ortográficos. 

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Retraîte Lusa...

Na maior parte dos países europeus, a idade para a reforma situa-se entre os 65 e os 67 anos de idade.
O aumento em cada país está escalonado no tempo, podendo chegar aos 68 anos em 2048 no Reino Unido.
A comissão europeia, vem dizer agora que a idade da reforma deve ser aumentada e o período de adaptação reduzido.
Portugal certamente que nos próximos dias, sob pressão de uma qualquer entidade externa e aparentemente contra a vontade do respectivo governo (tudo se conjuga que coincidirá com a entrada do FMI e o aparecimento de outro PEC), irá rever a idade mínima de reforma e deverá aumentá-la para os 70 anos.

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Amor à Difamação e Honra da PIDE

Segundo o semanário Expresso de 19 de Fevereiro, familiares do último chefe da PIDE, Silva Pais, pretendem obter, judicialmente reparações difamatórias contra o bom nome de tão sinistra figura, por via do facto de ter sido levado à cena A Filha Rebelde, no Teatro D. Maria II.
Interessante este despertar da honra familiar, por via colateral, 37 anos após o movimento militar de 25 de Abril de 1974, esquecendo-se das sinistras figuras que torturavam e assassinavam pessoas, muitas das vezes apenas por simples delito de opinião.
Quem foi o Chefe da Pide, que quando chegava material novo, obrigava cada preso, a colocar as mãos espalmadas em cima da respectiva secretária, com dois ajudantes que seguravam os braços do infeliz, e com uma régua metálica desfechava-a sobre as mesofalanges das duas mãos?
Será que a respectiva família também quer proveitos judiciais sobre difamação e honra de tão distinto familiar?
Neste caso, também assiste, aos familiares dos presos, o direito de descarregar nos familiares dos respectivos torturadores (não sujeitos a julgamento e respectiva condenação) o pagamento das favas contadas anteriormente: justiça popular ou duelo? Ficamos a aguardar eventuais sugestões.

domingo, fevereiro 20, 2011

Área de Projecto na ESAS: Medicina Tradicional em Braga


No dia 3 de Março de 2011, pelas 10 horas, realizar-se-á uma palestra sobre Medicina Tradicional no Auditório Álvaro Carneiro da Escola Secundária de Alberto Sampaio, com a presença do  Padre Lourenço Fontes, no âmbito da disciplina de Área de Projecto do 12.º E.

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

ES Carlos Amarante: arquitectura orgiástica?

Por vezes, a Parque-Escolar tem destas chanfanietrices ao querer transformar um edifício histórico, num mastodonte, estilo selva de pedra.
Imaginemos a associação nefasta de um West Centre público, com os azulejos brilhantes em corredores frios sem fim de um Sobral Cid e a textura sinistra do Vale de Judeus e obtemos uma escola recauchutada cheia de chapaçais que bordejam uma bordana.
Devemos estar perante um estilo de arte rupestre vista pelo buraco de um canudo..
Dar aulas aqui tem sido um esforço anti-stress de combate a uma sensação de vazio frio, demasiada opulência de construção, sem vida e sem alma.
Em termos de objectivos de aumentar os níveis de frequência de discentes, parece algo conseguido, mas em termos de estética e de calor humano ficamos com a sensação desagradável de deambular por espaços insípidos.

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Simplex dos Despedimentos

Grupo Melo que também faz acordos/parcerias do estilo público-privado, mesmo depois de ter sido posto fora do Hospital Amadora-Sintra por gestão danosa, e com base em determinadas condições existentes em 2006, assumiu a gestão do Hospital de S. Marcos em Braga, recebendo verbas avultadas.
Agora, com a construção pública do novo centro hospitalar resolveu ganhar mais uns trocos, com dispensa de trabalhadores, segundo os sindicatos em cerca de 500, e resolve satisfazer umas cunhas administrativas.
O Governo, como é da praxe, faz de conta que anda distraído com o pitrol árabe; porque, na verdade, tinha todas as condições legítimas para denunciar o acordo antes firmado.

terça-feira, fevereiro 15, 2011

Isabel Veiga: a ministra caramboleira abestunta ...

Os colégios com contratos de associação que fazem concorrência a escolas públicas, por se situarem na mesma zona, vão deixar de receber financiamento do Estado (...)

Ora, esta perspectiva não será inteiramente verdade, no caso de os ditos cujos forem tutelados pela hierarquia da igreja católica ou forem dirigidos por pessoas da mais alta confiança política do partido que nos (des)governa.
Em outras situações, está em estudo no Ministério da Educação a forma de privatizar a Escola Pública ou a respectiva gestão em associação com a gestão de um determinado estabelecimento privado das redondezas.
Aliás, o espírito da lei, mais do que a letra da lei, que regulamenta a nova forma de Direcção das Escolas, já contem os elementos essenciais que permitem fazer uma leitura mais lógica desse normativo, quando não impede que directores de entidades privadas possam assumir a direcção de determinada escola pública.

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Rostos Infâmias Indiferenças...

Massacre do dia de São Valentim de 1929 em Chicago devia ser o prenúncio de uma prova de amor eterno...
Parece que existem crimes perfeitos, sem consequências nefastas para os seus autores.
Antes era à lei da bala ou da naifa (dolo) , agora é à lei do consumo (suicídio).

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Professores Contratados e Professores Contratados...


Tendo em conta o que está redigido nos seguintes e velhos e esquecidos normativos, como a Lei 12-A/2008 e a Lei 59 de 2008, só agora todos os professores se aperceberam de que passaram para o regime de Contratados.
O discurso de Nogueira no Youtube já tem barbas no tempo....
Os Professores, agora, dividem-se em:

Os dos Quadros (Escola / Agrupamento / Zona / etc.) que passaram para Contratados por tempo indeterminado, enquanto que os Outros ficarão como Contratados a Termo Certo (Força-de-trabalho barata e pouco aguerrida, porque o Governo com a partição horária/escola e a ADD criou, por antecipação, mecanismos de repressão de eventuais impulsos hormonais descontrolados).

Ora, é neste último grupo que estou incluído e este meu desabafo apenas se refere ao grupo em questão.
Reconheço que quem vem para este sector do mercado de trabalho, nem sempre aparece pelas melhores das razões, umas mais sérias que outras.
Podemos (tal como os do quadros extintos) estar por vocação ou para evitar o desemprego ou para nos sentirmos úteis a nós próprios, etc., etc.
Mas, também existem os oportunistas que dão  má reputação aos restantes colegas contratados, com o assumir de comportamentos negativistas, visto que o que lhes interessa é fingir que trabalham e receber algum dinheiro, para além do facto de num passado recente, terem manifestado opiniões públicas (tinham outras profissões, como trabalhadores chefes de pequenas empresas que entretanto abriram falência) contra os professores que eram uns malandros preguiçosos e só protestavam com manifestações disparatadas.
Na verdade, em algumas das escolas, recentemente reequipadas com muitos computadores, esses oportunistas, com a argumentação de que as aulas devem ser dadas com formas alternativas de descoberta de novas realidades, despejam os respectivos discentes nas bibliotecas, para pesquisarem pretensos assuntos na internet (alunos sem supervisão transformam-se em potenciais talibans que obrigam ao encerramento dessas instalações). Estes falsos professores ficam estacionados ali durante cerca 10 minutos e depois, com uma desculpa irrisória qualquer, desaparecem das instalações (aparentemente visíveis) da própria escola.
Por vezes, encontra-mo-los em locais e poses pouco recomendáveis, tendo em conta os respectivos horários de trabalho, por exemplo no Dolce Vita de Coimbra.
Em outras escolas a colocação tardia dos respectivos docentes obriga-os, nos cursos profissionais, a fazer reposição de aulas não dadas anteriormente.
Chegam e ameaçam, se for obrigado a fazer serviço extra sem pagamento adequado, meto baixa médica; os outros professores da área disciplinar que fiquem com essas horas, para além das que estão obrigados a leccionar.
No total de 2 escolas, tenho um horário de 22 horas semanais com reposição de outras horas lectivas ainda não leccionadas, para além das horas não lectivas e da disponibilidade para exercer determinadas tarefas e agora ainda tenho de ajudar uma colega insular a dar o respectivo serviço de Portuñol?


Mas o tempo das vinculações a termo certo é que está na berlinda, porque na verdade TODOS os PROFESSORES, directa ou indirectamente estão na situação de Provisórios.
Os Primeiros, ao verem desaparecer determinadas áreas disciplinares/cursos profissionais, já de idade avançada e com laços familiares estabilizados podem não se sentirem muito à vontade para agarrarem na trouxa e irem para o regime de mobilidade; tendencialmente serão como que convidados para pedirem a reforma penalizante.
Os Segundos, vendo desaparecer o número de horários (talvez um infortúnio transitório até que a tutela fique satisfeito com o número de candidatos às letras reformadas), sempre podem migrarem para outras paragens, porque somos novos e com outra vitalidade até teremos mais condições de chantagear a tutela (supondo que os velhos estarão de cangalhas e sem capacidade de enfrentarem concorrência), porque por pouco mais de 1000€ pouco temos a perder, enquanto que os da 3ª idade perderão muito mais.
Ainda por cima, quando a continuação dos cursos EFA fica dependente da não contratação de professores contratados a termo certo.
A revolução de Jasmim também pode cair em Portugal e aparecer um Robespierre qualquer que obrigue a sociedade a criar uma nova república...


Um Contratado Provisório
(devidamente identificado)

--------------------------------------
Parafraseando o colega, nada melhor do que tentar compreender as duplas Dupont et Dupond ou o dueto do Papageno e da Papagena; porque na realidade a maioria dos professores parece alheada da realidade e talvez não se tenham ainda apercebido sobre a precariedade do respectivo emprego.
Na realidade, Todos os Professores, em termos de vínculo encontram-se no fio da navalha, tudo dependendo da ética de cada um dos Directores.

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Devaneios Tiriricas: Deputados borda-fora

Portugal como nação valente dos Sobas inúteis, descobriu como construir, num diálogo de surdos, uma novela ao bom estilo mexicano: paixão, drama, sorriso rosa no laranjal popular, etc.
180 ou 1 500 deputados com o argumento de que a despesa irá sempre aumentar, paradoxo matemático dos Pitágoras da moda.
Diminuir o número, para reduzir a despesa e ao mesmo tempo valorizar financeiramente os eleitos.
Por exemplo, mas quais são os (De)puta(dos) que representam as gentes da Covilhã se a lista é distrital?
Sócrates?
Valter Lemos?
Pois, como pertencem ao Governo esqueceram-se dos eleitores.
Relativamente aos restantes, os dos outros (Todos os Partidos) é vê-los, todos os dias, na Praça do Pelourinho, faça chuva, faça sol, à espera dos tustos dos incautos.
Para haver moral nas ideias e nas acções tem de se fazer alteração em todo o processo eleitoral, nomeadamente passando da Partidocracia para um regime de democracia aberta.
1.º Portugal devia ter apenas um único círculo eleitoral.
2.º O Parlamento, sem vaidades clubísticas e em tempos de crise, deveria ser composto por apenas 50 parasitas.
3.º Os Portugueses deveriam ter ainda a possibilidade de escolher o parasitário do seu coração, ao colocar, para além do (x) no quadradinho do Partido (se os houver), um algarismo que indicasse o número de ordem na respectiva lista de deputados (o poder decisório partidário finava-se).
4.º Aceitação de candidatos estilo Tiririca.

Coitadinho do Ricardo Gonçalves que seria obrigado a descer ao povoado e ir mendigar (porque a subvenção vitalícia de 3 500€ seria equivalente a trocos...) para uma escola, fingindo que o ensino da sua Filosofia (licenciaturas Ad-hoc) seria sempre um desígnio e sacrifácio patriótico.

terça-feira, fevereiro 08, 2011

Escola Secundária Júlio Dinis: Os Id, o Ego e o Super Ego...

Directora do ano, considerada como uma boa PCE/Directora, líder das massas não alimentícias, virou de estilo e parece um D. Sebastião travestido.
Senhora de fino porte e recorte, comporta-se, nos tempos de hoje, como se fosse a velha-jovem, de meia idade, Guidinha Moreira da DREN.
Tudo quer saber, Tudo quer controlar, Tudo quer decidir, mesmo que formalmente a decisão pertença a outrem; é uma espécie de Poder Moderador, estilo realeza, que não tem dúvidas em assumir poderes de censura ou de atribuição de direitos como benesses do Poder vigente.
Será que os penachos dos chefes obrigarão também as respectivas coortes/cortesãos a encetarem ensaios cénicos sobre salamaleques et alii?

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

A Phoda Homicida na EBS DO CERCO

Agrupamento do Cerco viu a Parque-Escolar contratar uma empresa especializada (???) em tratamentos arbóreos e tratar da saúde até que a morte apareça mais cedo do que o previsto.
A requalificação teve em conta os enquadramentos paisagísticos e agora temos uma área depilada..., e ainda, por cima, em 2011iniciaram-se as comemorações do Ano Internacional das Florestas.







sábado, fevereiro 05, 2011

EVT: S.P.N. Braga

INSCRIÇÕES até 2ª feira às 17h
Por mail: braga@spn.pt deve indicar o nome completo, nº de sócio (se for o caso) e contacto de telemóvel.
Por telefone: 916327626 / 916893735 / 919264353
Locais de Saída: BRAGA (junto às piscinas) às 8hGUIMARÃES (junto ao Hospital) às 8h15.

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

EVT em Força na Praça Tahrir.da Assembleia da República

A FENPROF foi contactada pela Associação de Professores de EVT, solicitando apoio logístico, em termos de deslocação de Professores de EVT à Assembleia da República, no próximo dia 8 de Fevereiro, dia em que a Ministra irá ser interpelada na Comissão de Educação.
A FNE e o SIPE também disponibilizaram transporte, mas apenas para os respectivos associados.
Hoje são os colegas de EVT, mas amanhã outros serão as vítimas e todos quererão a solidariedade geral.
Todos os Professores são Contratados e Provisórios e o fundo de desemprego aqui tão perto...



A FENPROF rejeita as alterações curriculares impostas pelo ME através do Decreto-Lei n.º 18/2011, de 1 de Fevereiro, pois não resultam de qualquer avaliação feita a esse propósito, contrariam pareceres e posições tornadas públicas (do CNE, da FENPROF, dos pais, das escolas…) e pretendem, apenas, eliminar horários de trabalho e, assim, extinguir milhares de postos de trabalho.
Principais afectados com estas alterações são os professores de EVT, razão por que a FENPROF se associa ao protesto a realizar no dia 8, em Lisboa, pela respectiva associação (APEVT), garantindo a saída de um autocarro de várias localidades do país.

Concursos de Professores para os Açores.

Ao contrário do que estava previsto, este ano voltará a haver Concurso Interno e Externo para os Açores.

Os Concursos Interno, Externo, Interno por Afectação por Prioridade e Oferta de Emprego, para o ano escolar de 2011/2012, decorrerão no período de 7 a 18 de Fevereiro.



quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Prendas Prendinhas e Prendonas!!!

Dar prendas parece ser tão natural como a sua sede.
 Podia ser este o mote, para a criação de uma grande afinidade, quiçá íntima, entre um corrupto e um corruptor.
Uma mão lava a outra e o processo Face Oculta podia ser vislumbrado como mais uma história infantil de Lewis Carrol.

Ramalho Eanes parece ser dos poucos a fugir desta perspectiva de baixa integridade pessoal.

Nesse aspecto, parece que estamos numa qualquer casbah, onde juntamente com os eternos salamaleques de saudação se discute o dote de casamento, em camelos e cabras.

Na capital do conhecimento, um construtor civil oferece, a uma engenheira da Câmara Municipal, uma gargantilha, talvez para declarar um eterno amor pela arte.
Felizmente que a dita teve o bom-senso para recusar publicamente (vereação e monsieur presentes apanharam um susto de morte...) tal presente envenenado.
Coimbra: R. Feliciano de Castilho (Solum) que tinha prolongamento até ao Estádio Municipal, viu o respectivo percurso ser quebrado (violação do PDM) pelo aumento das instalações de um estabelecimento de ensino privado.
Os Grandes incêndio, em redor da área urbana, permitiram que nascessem urbanizações em áreas não afectas, inicialmente à construção civil (áreas protegidas).
Braga: oferecer andares recuados em troca da autorização de aumentar a área de construção ou alienar qualquer buraco público para construir um barraco bastante tosco e de qualidade duvidosa é normal.
Se a Av. da Liberdade fosse planeada, nos tempos de Mesquita Machado, no espaço existente apareceriam duas largas avenidas, divididas por uma fiada de prédios de grande envergadura..

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Autarquias: mapa cor-de-rosa?

Extinção de Freguesias (e de Municípios?) até pode ser uma forma de optimizar recursos, num país que tem desperdiçado e consequentemente adiado a construção de uma sociedade mais social e economicamente igualitária, dentro de todas as diversidades culturais e espirituais.
Defender quintas & quintas não faz qualquer sentido.
Por exemplo:
1 - Eliminar freguesias cuja área de actuação coincide com a malha urbana do respectivo município (Vila Verde; Amares; Montalegre; Seia; Manteigas; Fundão; etc.).
2 - Agregar Freguesias com reduzida expressão populacional.
3 - Eliminar Freguesias que praticamente são apenas resultado de rivalidades entre aldeias (aldeias/Freguesias: Vila Verde; Barcelos; etc.).
4 - Manter Freguesias que, apesar de terem reduzida expressão populacional, distam mais de 10 km da sede do Concelho.
5 - Dividir Freguesias extra-urbanas, criando outras, com uma grande densidade populacional (por cada 15 000 habitantes uma freguesia)

terça-feira, fevereiro 01, 2011

Governos Low-cost...?

O fenómeno Low-Cost parece estar na moda e o PSD aposta na redução do n.º de ministros, embora o de secretários de estado aumente (lei dos vasos comunicantes), na mesma proporção dos anunciados pelo então Governo de Santana Flopes, assim como em tempos também defendiam a redução do n.º de deputados e depois virou o bico ao prego.
O PS prepara futura remodelação governamental com a evidente redução de tachos ministeriais e mandar para o desemprego 50 deputados...
A GALP não contente com esta nova filosofia tenta sabotar e descredibilizar a existência de combustíveis mais baratinhos:

Combustível low cost da Galp tem gases "altamente prejudiciais"

E o ministério da economia, acrescenta de uma forma cúmplice que o mercado é livre e concorrencial, tendo os consumidores ao seu dispor uma oferta diversa de produtos a diversos preços podendo exercer o seu direito de escolha