Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sexta-feira, janeiro 25, 2013

Testemunhos educacionais...

 Associação de Sobreposta
A Associação Social e Cultural de Sobreposta, enquanto parceira da Escola Secundária Alberto Sampaio em diversos projetos, manifesta publicamente o seu mais vivo repúdio e preocupação pelos acontecimentos hoje vividos à porta da Escola, e de que resultaram vários alunos e funcionários a necessitar de tratamento hospitalar fruto da intervenção policial que ocorreu e outros claramente traumatizados com uma situação que roça o inacreditável.

 Com efeito, muito mais do que nossa posição contra a constituição dos mega-agrupamentos na cidade de Braga, que deixamos claramente expressa nas reuniões do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Gualtar de que fazemos parte, por contrariarem uma política educativa baseada na pedagogia e na proximidade com os alunos, está em causa o facto de hoje de manhã termos assistido a crianças a partir dos 12 anos a serem alvo de uma carga policial com gás-pimenta à porta da sua escola, que diariamente as acolhe e onde costuma reinar a tranquilidade e a sã convivência, quando exerciam o seu direito à manifestação pública de algo tão precioso quanto o gostarem da escola que frequentam e do seu projeto educativo, bem como dos professores e professoras que o dirigem. Este é um capital de esperança que nada pode, ou deve, desbaratar.

 Neste momento de profunda consternação em que, certamente, a Escola Secundária Alberto Sampaio está mergulhada, deixamos o nosso abraço solidário a professores, funcionários e alunos, na certeza de que tudo farão para que a Escola continue a manter a sua identidade, tão fortemente arreigada no coração da cidade.

 Pel'A Direção

 Fernando Marques Mendes

 Nair Rios (Aluna)
"Muitos daqueles adolescentes sofrem com a fome, deram-lhes pancada! Queriam exprimir-se, mas foram reprimidos! Na frágil idade: pela força bruta! Sonharam liberdade: impuseram-lhes o medo! Mesmo por uns instantes, o fascismo voltou, semeou a revolta, o pânico, o temor, a dor e a tristeza, por aquela juventude que um dia sonhou e acreditou que vivia numa País livre e democrático, onde poderia exercer um dos seus mais sagrados direitos de cidadania: o direito de manifestação! E fê-lo de forma exemplarmente ordeira, até que uma repressiva carga policial sobre eles se abateu, deixando alguns traumatizados para o resto das suas vidas, fazendo lembrar os tempos de Pinochet! Castiguem-se os carrascos!"
 Está toda a gente pela ESAS.


Manuela Mendes

Sr. Ministro da Educação,
 Foram várias as escolas que visitou e foi visível na comunicação social como se tentou informar sobre os seus modelos educativos e a causa do seu sucesso.
 Faço-lhe este convite: venha à nossa escola para perceber como é possível gerir, ensinar e educar.

 Venha perceber como, entre tantas outras coisas, é possível subir nos rankings nacionais que tanto gosta, como é possível ter uma gestão eficaz de recursos, como é possível sermos tão disciplinados, como é possível sermos tão unidos: alunos, pais, professores e funcionários.
 POR FAVOR, venha perceber o porquê do interesse dos ex-alunos pela escola que os formou. "Uma vez ESAS, para sempre ESAS!", dizem.

 Não acredito que os incidentes de 6.ª feira o tenham deixado sereno.
 Venha, sr. Ministro. Venha aprender a ser Livre e a Amar...

Nenhum comentário: