Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sábado, abril 20, 2013

Professores Aposentados e Vagas Abertas...?

Professores Aposentados

Janeiro: 680
Fevereiro: 205
Março: 113
Abril: 167
Maio: 183
Total: 1348
Com este panorama de andamento, em velocidade de tartaruga, por parte da CGA, o número de professores a dispensar em 2013, pelo Governo, ultrapassará largamente os 12 000.
Quiçá 10 000 por despedimento direto (ausência de lugar com componente letiva (extinção de lugar); por recusa em ir para a mobilidade especial ou por mútuo acordo.
Os restantes, por terem pedido a aposentação, antes de 31 de Dezembro de 2012.
Porque, o número elevado de vagas negativas, agora oficializadas, pode ter várias leituras, tudo dependendo da forma como as escolas as declararam:
  1. Horários já mortos/inexistentes, mas oficialmente, ainda nado-vivos.
  2. Horários em vias de extinção por via de pedidos de aposentação.
  3. Horários para forçar o saltar de muitos professores, considerados com perfil inadequado, em termos de relação com a direção (saneamento...,de eventuais opositores no Conselho Geral, etc.)
Nuno Crato já foi avisando que agora tinha todos os motivos para avançar, ao contrário do antes (como se antes fosse um santinho das profundezas dos infernos!): Culpa do Tribunal Constitucional.
De qualquer forma, as futuras aposentações serão mais gravosas, para quem tiver essa vontade, mas o Governo tentará subverter a situação, colocando os funcionários públicos professores, perante alternativas, estilo morte súbita:
  1. Resolução contratual por múto acordo
  2. Mobilidade especial, com redução acentuada dos vencimentos e despedimento compulssivo se, ao fim de um determinado tempo de serviço, a situação não se alterar.

Nenhum comentário: