Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quinta-feira, junho 20, 2013

Relicários Pitorescos do 1º dia de Exames...1

Perante o que aconteceu na ES Sá de Miranda, em Braga, o chefe da CAP de uma das outras novas agregações, mandou isolar todos os acessos ao bloco de salas onde decorreram as provas, com vários funcionários a servirem de porteiro, em cada portal e onde 12 vigilantes, aparentemente vigiavam os exames; outro lado, também resolveu chamar a PSP.
Alguns alunos, mesmo assim, entraram sorrateiramente e camuflaram-se de tal forma que uma agente resolveu compor-se (farda) sobre as bentas de um dos alunos que biu o que não era suposto ber.
Mas, os alunos biram e oubiram outras situações do arco da belha, cenas trágico comédias.
Depois de ter sido feita uma revista minuciosa, à procura de eventuais anarquistas, a tal agente virou-se para o colega e comentou: bamos embora que é falso alarme.
A Madame estava um pouco nerbosa, porque quando estacionaba, bateu, forte e feio, noutro pópó.
Alguém gritou: chamem a Polícia, mas não obteve eco de retorno debido...

No entanto, uma aluna, aparentementede confiança, só foi interpelada e identificada, quando tentou fazer reboliço, nas salas de aula, para evitar a realização da prova, por parte dos restantes colegas, juntamente com outros desnatados que, entretanto fugiram.
O papá era um dos não aderentes à greve.
Finalmente, o caricato aconteceu, quando uma dos elementos da CAP resolveu ser vigilante; professora do 1º ciclo, entrou em pânico, com o caos  desencadeado, por alguns alunos, com a forma de distribuição das opções e com o desordenamento dos alunos, nas salas e chorou publicamente...
Os professores do ensino secundário, apesar de calejados, são bafejados, todos os anos, com as novidades da Norma 02.
Os do 1º ciclo talvez já tivessem ouvido falar dela, mas aplicá-las é que vai um abismo dos diabos.

Nenhum comentário: