Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sexta-feira, março 30, 2007

O Masoquismo das Femininistas do PNR

Direitos da Mulheres durante o regime do botas de santa comba (Código Civil) 1 - A mulher devia residir no domicílio do marido 2 - O marido tinha plena liberdade de dispor dos bens da mulher 3 - A mulher devia prestar obediência ao marido 4 - A mulher não podia, sem autorização do marido:
  • Obter passaporte
  • Ausentar-se de Portugal
  • Hipotecar bens dela
  • Vender bens dela
  • Comprar bens
  • Contrair obrigações
  • Abrir contas bancárias
  • Celebrar contratos

5 - A mulher não podia requerer a separação com base em adultério do marido, excepto se este mantivesse a outra no domicílio conjugal.

6 - Se a mulher se ausentasse do lar, o marido podia requerer em tribunal o regresso da dela.

7 - O chefe de família era sempre o marido e pai.

8 - Adultério:

  • Praticado pelo Homem (adultério apenas em residência conjugal) - tolerado e apenas sujeito a uma coima de três meses a três anos de rendimento.
  • Praticado pela Mulher - não tolerado e a mulher arriscava uma pena de prisão de dois a oito anos

9 - Homicídio Conjugal:

  • Praticado pelo Homem - tolerado se em causa estivesse a honra e com pena máxima de três meses de prisão.
  • Praticado pela Mulher - não tolerado e com pena de prisão maior.

Algumas madames, pelo menos da cidade de Braga, estão com saudades desses tempos, estilo: quanto mais me bates, mais gosto de ti. Portuguesas caducas no seu melhor. O PNR parece ser o movimento mais adequado para betinhas, quiçá, defensoras das festas de ballets rosets.

Solução Partidária de Luta contra a Pobreza

Descobrir as Diferenças Filosóficas
PSD - Tu que és pobre e quando pedes esmola estás a conspurcar as nssas belas avenidas, contribuis para que o Turista demande outras paragens, deves morrer. Por isso, vou matar-te.
PS - Tu que és pobre e quando pedes esmola estás a humilhares-te e à tua família, deves morrer. Por isso, vou matar-te para evitar o prolongar do teu sofrimento.

terça-feira, março 27, 2007

Novo Concurso na RTP

Pior / Melhor Presidente desde Viriato Pior / Melhor Governo desde Viriato Pior / Melhor Primeiro Ministro desde Viriato Pior / Melhor Ministro da Educação desde Viriato Pior / Melhor Ministro da Justiça desde Viriato Pior / Melhor Ministro das Policias desde Viriato Pior / Melhor Ministro das Obras desde Viriato Pior / Melhor Ministro da Poluição desde Viriato Pior / Melhor Ministro da Cultura desde Viriato Pior / Melhor Ministro das Obras desde Viriato Pior / Melhor Ministro sem pasta desde Viriato Pior / Melhor Ministro da Propaganda desde Viriato Pior / Melhor Ministro do Ócio desde Viriato Pior / Melhor Ministro Parasita desde Viriato Cada chamada irá ficar em 1,5 €/minuto No anterior concurso, sobre o botinhas de santa comba, a RTP, segundo fontes mentirosas, terá arrecadado, cerca de 320 000 (+00?) € (64 mil de contos) de chamadas telefónicas efectuadas (influências filosóficas da Ministra?)

Finalmente: O Crime Compensa no Burkina Faso da Mongólia do Atlântico dos Fundilhos

No tempo dos governos de Cavaco Silva: área florestal ardida, emprendimento/vivenda erguida. Guterres teve a infeliz ideia de por sugestão de um pretenso ministro da poluição, proibir tais situações. Agora, todos os politicos viram que, como a vida está carote, era necessário inovar a obtenção de rendos suplementares, segundo a filosofia da Ministra; assim, passa a ser da competência do Governo dar as devidas autorizações para que as áreas da natureza protegidas, passem a áreas do turismo protegidas, pelos padrinhos e em nome dos afilhados.

domingo, março 25, 2007

Paz à sua Ilusão no Descanso Eterno

Tratado de Roma: criação da CEE - 1957
1986: Adesão de Portugal - Políticos e afins afirmavam que, como Portugal atravessava uma crise económica e social, agora os problemas iam acabar e que ao aderir à europa dos ricos, também ficaríamos...; tem-se visto...
Apenas cerca de 11% das tranferências de fundos comunitários tiveram impacte no desenvolvimento; o resto foi enriquecer políticos, oportunistas, especuladores, vígaros, etc.

Mudança da Hora Lunar

Porque não sintonizar a hora com o fuso horário que passa em Yangun. Se for pela Espanha, então o comércio deveria funcionar entre as 10h-14h e 16h-20h; os horários das escolas começariam às 9h, etc. Será que as entidades patronais têm os neurónios em curto circuito ou será apenas uma manifestação de Folklore? Já agora, porque não, assumir as horas existentes, nesta covia perfumada, durante a II Guerra, com o racionamento, 2/3 horas adiantadas?

sábado, março 24, 2007

El Grande Educador do Pobo do Burkina Faso da Mongólia do Atlântico dos Fundilhos

Miguelito Sosa Tavarez, colunista no semanário El Sombrero, critica quem critica o Governo que governa o renascido império do atlântico do meio, imputando-lhes incompetência e falta de moralidade (médicos, juízes, professores, sucateiros, alunos, técnicas de gestão e administração do lar, turistas pé descalço, quiçá heliobacter Pilori, etc.), excepto aqueles que concordam com as suas críticas, as críticas politicamente correctas, como o grande aquário para submarinos nucleares Geforce, no rio Beça e a construção de linhas de bicicletas descapotáveis que nos possam unir à europa do atlântico dos fundilhos. MST é um castiço quando afirma que os tribunais deveriam julgar tudo, excepto meter-se na acção de um governo que fica desgovernado. MST é muito pândego, porque como bacharel de artes devia saber que quem faz as leis para os Juízes trabalharem é o Governo e sus apendicites de la nación. MST tem saudades dos Tribunais Plenários, esses sim, submissos à PIDE e à acção dos Governos do botinhas de santa comba. Segundo fontes pouco credíveis, uma das inúmeras assessoras, da ministra de lavores e arte sueva/galega, tem uma certa afinidade familiar com Sosa. Quem será? Oferecemos um genuíno caramelo , marca Solano, a quem advinhar, enviando-o para a posta restante.

quinta-feira, março 22, 2007

Dia Mundial da Água

O Alqueva ia revolucionar, tal como Sines, a economia Alentejana... Quiçá de turistas, de pé descalço, pobo, alentejo, portugal dos minorcas? O argumento servia a defesa de uma realidade ilusória. Quando pronta, nuestros hermanos, na estremadura passaram a poder usufruir dessa água, mas como queremos ser diferentes, inventámos (os políticos) inúmeras proibições. Resultado: terras vendidas a estrangeiros, para a produção agrícola com escoamento para o resto da UE e para os empreendimentos turísticos. Agora, já se pode utilizar a água. As comissões que os políticos paios meteram num qualquer paraíso turístico ... Quando a falta dela se começar a sentir, a guerra civil começa; casos isolados já se vão verificando: Cabeceiras de Basto (apropriação ilícita...) Cova da Beira Algarve (campos de golfinhos) Bornes de Aguiar/Pedras Salgadas etc.

quarta-feira, março 21, 2007

Dia Internacional da Árvore/Floresta e da Poesia

Ao Viandante

" Tu que passas e ergues para mim o teu braço, antes que me faças mal, olha-me bem.

Eu sou o calor do teu lar nas noites frias de inverno.

Eu sou a sombra que tu encontras quando caminhas sob o sol de agosto.

Os meus frutos são a frescura apetitosa que te sacia a sede nos caminhos.

Eu sou a trave amiga da tua casa, a tábua da tua mesa, a cama em que descansas e o lenho do teu barco.

Eu sou o cabo da tua enxada, a porta da tua morada, a madeira do teu berço e do teu próprio caixão.

Eu sou o pão da bondade e a flor da beleza. Tu que passas, olha-me bem e, não me faças mal ".

terça-feira, março 20, 2007

Casas com Estórias - 2

Covilhã
Estilo Chalêt Suíço (como a do Conde), foi construída no início dos anos 50 do século XX. é a maison, onde este chato viu, pela primeira vez, um mundo virado do avesso e onde durante 10 anos, demonstrou que o terrorismo não era algo futurista, como caçar lacraus e colocá-los dentro do fogão a lenha (estilo forno crematório), como tentar dissecar a processionária e ficar com a cara assarampada, como estudar os impactes das bombas de carnaval e ficar com sequelas de uma qualquer guerra, como, num impulso anarquista, ser cúmplice activo, com dolo danoso, na destruição dos alicerces capitalistas subjacentes à construção das primeiras casas do bairro da biquinha.
Esta casa de sonho, já não existe. Agora, temos um aborto estrutural tipo encefalopatia espongiforme nitrofurana, um disparate social.

sexta-feira, março 16, 2007

16 Março 1974

Golpe Militar das Caldas da Raínha
Forças militares, apoiantes e lideradas por oficiais próximos do Gen. Spínola e antecipando-se ao golpe militar a protagonizar pelo MFA, tentaram derrubar o regime ditatorial do botinhas de santa comba, estilo marcelista e do marinheiro de águas doces, estilo de insanidade neural: é a primeira vez que venho aqui, depois da última vez que estive aqui.

domingo, março 11, 2007

A Morte desceu à Rua

11 Março, Atocha, Madrid. Cerca de 190 pessoas assassinadas Centenas de outras que morreram um pouco e que vivem em permanente sofrimento. Culpados directos: Al-Qaeda; Bush; Blair; Aznar; Barroso. Outros Culpados: Todos nós que aceitamos as desigualdades sociais e económicas da maioria da população mundial, para podermos gozar (!) a nossa miserável qualidade de vida. Todos nós que aceitámos impavidamente o Holocausto do nazismo. Todos nós que desvalorizamos as nossas guerras santas contra os infiéis (Inquisição, etc.) e ficamos indignados pelas guerras santas dos outros. Todos nós que conscientemente fingimos não ter consciência das realidades que nos rodeiam até ao momento em que o nosso castelo é posto em causa.

quinta-feira, março 08, 2007

Dor de Mulher

Violência Doméstica atinge 96% as mulheres portuguesas. Até quando ... A covardia dos fanfarrões abate-se violentamente nos seres mais desprotegidos. Mas a esperança média de vida das mulheres, em Portugal, é superior em 10 anos, perante a dos homens. Onde está a Força?

Mulheres

Um livro recomendado a todos os que são contra a opressão das sociedades sobre as Mulheres: "Em Memória Delas" - Padre Mário de Oliveira. Campo das Letras, 2002, Porto.

Mulher

VERDADES CRUÉIS
Acreditar em mulheres
É coisa que ninguém faz;
Tudo quanto amor constrói
A inconstância desfaz.
Hoje amam, amanhã 'squecem,
Ora dores, ora alegrias;
E o seu eternamente
Dura sempre uns oito dias
Florbela Espanca

quarta-feira, março 07, 2007

Casas com Estórias - 1

REBORDELO - Planalto do Barroso
Casa do Capitão de Rebordelo - Construída em 1845, pelo filho/morgado do dito cujo.

1938 - Na divisão, cimo das escadas, do lado direito, esteve escondido, durante 50 dias um Republicano Galego, de Rubiás (Couto Misto). Em 1936/7, Ele e outro familiar refugiados foram presos pela GNR/PIDE, conjuntamente com o Morgado da Casa e levados para Chaves.

1936/1939 - Outro Republicano Galego, de Tosende, que tinha estado emigrado no Brasil e com sotaque brasileiro, escapou às investidas da GNR/PIDE.

1996 - Na primeira divisão, cimo das escadas, do lado esquerdo, Zulmira (Ana Padrão) recebia as visitas (cozinha do fumeiro), no filme Cinco Dias Cinco Noites.

O realizador Fonseca e Costa combinou com todos os habitantes de Rebordelo, visionar-lhes o filme, quando pronto, se a população colaborasse em termos de não perturbar (ruídos, etc.) as filmagens. Até hoje ...; mesmo no genérico do filme, nem aparece o nome de Rebordelo, como local de filmagens, ao contrário do que aconteceu em relação a outras localidades.