Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

sábado, abril 28, 2012

Uma Vida Inacabada...

Miguel Portas: um Ser Social e Político, um exemplo de Integridade e de Transparência, um HOMEM para a Eternidade...

sexta-feira, abril 27, 2012

Rembolso de Impostos...?

Este Governo, na linha do anterior, resolveu adiar ainda mais os prazos de devolução do IVA, levando que muitas empresas tenham deficits de tesouraria e ou não paguem a fornecedores, ou fechem o estaminé (mas antes têm a obrigação criminal de regularizarem as dívidas ao Estado).

Outra versão que corre, por fontes mal informadas do PSD, é a que se refere aos reembolsos do IRS (modelo 3), mesmo que as contas sejam apuradas até 31 de Julho de 2012, eles poderão ser retidos e os respectivos recebimentos adiados até 31 de Julho de 2013, fazendo-se nessa altura o acerto corretivo do montante agregado dos 2 reembolsos; apesar de o Min. das Finanças ter declarado terem já sido processadas cerca de 125 000 declarações (faltou explicitar qual o modelo de declaração).
A única excepção reside no caso de os contribuintes serem devedores e aí os pagamentos ao Estado terão de ser efetuados em 2012.
Será que tais rumores se confirmarão?

quarta-feira, abril 25, 2012

O PREC do senhor Coelho




Este Governo com o assumir de todo um conjunto de medidas que sancionam os cidadãos mais vulneráveis e com benefício dos mesmos de sempre, os corruptos e oportunistas financeiros, arrisca-se a provocar um mal estar na sociedade de tal forma grave que poderá originar o aparecimento de pessoas desesperadas que entrem na clandestinidade e se tornem mujahedine

Uma situação explosiva que deve ser evitada mas que este Governo ou não terá tomado ainda consciência ou conhecendo os meandros dela pretende que o despoletar lhe sirva de motivo justificativo, para impor uma espécie de suspensão temporária da democracia, ao estilo de Manuela Ferreira Leite, com todas as consequências daí decorrentes.
Anunciar que a PSP/GNR têm ordem de repressão de manifestações não legalizadas, no dia de hoje, em termos formais, serve apenas para deitar mais gasolina em cima de brasas e atiçar as hostilidades.

segunda-feira, abril 23, 2012

Sexus Politicus

Um livro bastante interessante nos tempos de paz da frente/eixo Maginot/Siegfried, de forma a compreender a verdadeira gestão do poder.
Em Portugal, os políticos profissionais também sabem gerir as crises conjugais com as económicas, tal como acontece com Sarkozy e/ou François Holland.

domingo, abril 22, 2012

General António Indja em Portus...?

Antes, o tráfico de droga foi o motivo para a implosão do bairro do Aleixo, depois são os Ocupas da Fontinha os culpados por sabotarem a dinamização de determinadas atividades económicas e o consequente despejo.
A escola da Fontinha, um dos centros nevrálgicos do tráfico de substâncias por parte de pessoas não coletadas, foi deixada ao abandono pelo respetivo senhor feudal, durante muito tempo; abandono talvez não, na medida em que a economia paralela desenvolvida parecia ter futuro promissor.
Mas uns malvados, com intuitos de pseudo-salvadores da pátria, resolveram reciclar o espaço em favor de atividades lúdicas em benefício de criancinhas malandras e aí o senhorio acordou, resolvendo repor a anterior legalidade da situação, porque grandes grupos económicos fizeram pressão adequada sobre a eventualidade de evitar falência de mais atividades comerciais que pudesse conduzir a uma situação dramática, em termos de aumento do desemprego.
A troika apoia incondicionalmente todas as ações que promovam a liberalização da atividade económica.
Parece que o golpe militar na Guiné, por causa do controlo da placa giratória do narcotráfico, teve repercursões no norte do Burkina-Faso da Europa.

sexta-feira, abril 20, 2012

Finesse de Canais TDT...

Para além dos 5 (RTP1; RTP2; SIC; TVI; Parlamento) canais previstos para a rede, a anacom prepara-se para disponibilizar frequências hertzianas para, via USA, conceder licenças de canais de TV, exclusivamente, para canídeos e felinos.
Na europa teutónica, Portugal parece ser o primeiro a abrir até aos ilimites da pluradidade, a democracia da informação.
Ésperemos que a fase experimental que deve durar uma eternidade se fique pela rua almeida brandão...

terça-feira, abril 17, 2012

Luky Luke Grego...

Na praça Syntagma, um grego, presume-se que em estado de depressão profunda e perdidamente confundido, errou o alvo por precipitação.
Disparou mais rápido que o pensamento e uma bala perdida acertou na pessoa errada: um dos deputados ou ministros que terão levado o país à bancarrota.
Isto de cavaleiros solitários em selvas urbanas tende a ser fiasco por não existir uma retaguarda de assistência ideológica.
Mujahedin tuga parece ser o próximo actor principal no enredo da novela troika & troika, não de uma qualquer playstation, mas de uma realidade africana cada vez mais grega.
Resta saber quais os caminhos ínvios que tem trilhado.
Pelo menos os políticos profissionais do Burkina-Faso da Europa que desgovernam isto continuam a ter fé em Deus e, quiçá, na extrema unção, principalmente agora que os Tuaregues de Tombuctu procuram outra fé.

domingo, abril 15, 2012

Sarilhos Mortis Causa...

Na sociedade lusa, ao contrário da grega, alguns dos processos crime contra a economia aparecem nado mortos antes de se desencadearem, ou seja, antes de alguém os praticar já sabe que nunca será condenado a prisão efetiva, quando muito a pena suspensa; é uma espécie de testamento vital genético em que todas as partes se resguardam de eventuais efeitos negativos (para deitar fumaça sobre a populaça arranjan-se uns bodes expiatórios como a falta de fé do S. Pedro em Deus):
Portucale
Outlet Alcochete
Face Oculta
Cova da Beira
Casa Pia
Submarinos da Forrestal
Apito Dourado, tingido de bordeaux ou de verde...
Na realidade quase tudo é ilibado por magistrados que andam distraídos e que ferram vendetas sobre desgraçados que não têm meios próprios para se defenderem.

sexta-feira, abril 13, 2012

Covilhã: guerra civil no PSD?

Nas últimas semanas, os leitores do Jornal do Fundão têm-se divertido com as sucessivas cartas abertas, entre dois contendores, figuras gradas do PSD, com acusações mútuas e a partir das quais vão deslindando muitos dos mistérios que assombraram a cova da beira, nos últimos anos.
Num dos lados está o actual edil e do outro o industrial Paulo de Oliveira (maior empresário europeu do ramo dos lanifícios).
Durante muitos anos, era uma amizade enternecedora de se ver, tanto que habitavam no mesmo prédio, em todos os eventos sociais, públicos e privados.
Agora, o verniz estalou, talvez porque a PT decidiu instalar o Data Center na freguesia da Boidobra, contrariando opções do Presidente da Câmara local.
Este acusa o industrial de ter influenciado maldosamente esta localização, apesar de ainda não ter apresentado provas concretas.
Aquele acusa a CMC de criar um aterro clandestino em terrenos/caminho de acesso a armazém onde se guardavam fios e que ficaram degradados, impróprios para uso industrial, na zona do Tortosendo.
Por outro lado, Presidente, parece querer fazer um alargamento numa determinada estrada (beco sem saída!) na Boidobra que invade terrenos onde se situa uma empresa e que pode condicionar a respetiva laboração; o alargamento incide, como que por mera coincidência, zonas onde se situa uma empresa do mesmo proprietário.
Mesmo no centro da Boidobra parece existir aquela tradição muito portuguesa de começar uma obra que se acabada parcialmente, se vai remediando e que afeta a entrada de determinada empresa
Talvez se compreenda melhor o facto de um dos vereadores da CMC ter mandado retirar os indicativos dos limites da freguesia da Boidobra, talvez com boa intenção, na medida em que possivelmente esta localidade irá ser incorporada numa das freguesias vizinhas e que pertence à malha urbana da cidade.
Mas, parece que o lavar público da roupa suja, ainda está para levar e durar, durante próximas edições do semanário regional.

Publicado o aviso de abertura do concurso de contrataçã​o para o ano escolar de 2012-2013

Concurso de contratação para o ano escolar de 2012-2013; publicado hoje o aviso de abertura, concurso começa 2ª feira
Foi hoje publicado o Aviso n.º 5499-A/2012 de abertura do concurso de contratação para o ano escolar de 2012-2013. De acordo com o mesmo, a candidatura inicia-se na próxima Segunda-feira, dia 16 de Abril, e decorrerá ao longo de 9 dias úteis, pelo que terminará na Sexta-feira, dia 27 de Abril.

quinta-feira, abril 12, 2012

1965: Bashar Hafez al-Assad e Zeinal Bava

Um ano em que duas sumidades vieram ao mundo e consideram que o lápis azul é uma arte a preservar.
Bashar Hafez al-Assad na Síria sabe que o controlo da informação é importante para a manutenção do regime político.
Zeinal Bava  em Portugal sabe que o controlo da informação é importante para a manutenção do império PT.
Como a maior parte das pessoas que têm net e tv, estão ligadas a empresas de serviços tecnológicos como a PT, a Zon, a Vodafone, etc., nem se apercebem que a censura ressuscitou.
A Zon apenas deixa visualizar o teletexto dos 4 canais nacionais.
O Meo impede o visualizar do teletexto em todos os canais.
A rede TDT, filha bastarda da PT, segue idênticos procedimentos de censura aos praticados pela PT.
Viva a liberdade de informação da censura luso-síria...?

terça-feira, abril 10, 2012

9 de Abril: Batalha de La Lys na Educação? - 2

Tal como se deu a entrada de Portugal na I Guerra Mundial, em estilo de pura mendicidade perante a nossa velha e antiga aliada, quando os soldados que estavam mal municiados e sem vestuário adequado eram sempre os culpados pelas derrotas (os oficiais banqueteavam-se na retaguarda), nomeadamente quando o poder político lusitano do D. Sebastião exigiu pena capital para um falso desertor, como forma de incutir medo a eventuais desistentes.
Aliás na sequência desse julgamento um dos Juízes Auditores que votou vencido, acabou por se libertar perante tanta submissão e sentença injusta através da sua própria morte.
(Esse Juiz Auditor, por acaso, era tio-bisavô do actual ministro da Defesa, colocou sempre a ética do Direito acima dos interesses mesquinhos da política).
Agora, o MEC Crato vem dizer que professores sem lugar na escola pública ou em outro serviço do Estado, no quadro da mobilidade, mesmo os pertencendo aos antigos quadros, irão sofrer na pele a actual lei laboral, em termos de despedimento e de acesso ao subsídio de desemprego (só em finais do século XX os professores passaram a ter acesso ao tal subsídio de desemprego).
Os membros do Poder Político sabem que nunca  serão chamados à responsabilidade e por isso decidem o que decidem e se um dia se verificar que o ensino em Portugal caiu no fosso de alguma lixeira, encontrarão sempre falsos culpados que pagarão as favas.

segunda-feira, abril 09, 2012

Batalha de La Lys na Educação: 4 de Abril? - 1

O inteligente, o matemático dos resultados invertidos, decidiu dar mais um passo no eliminar de professores do ensino público, numa de transparência cristalina da sã concorrência perfeita, tal como aconteceu com a impossibilidade fe haver mais reformas antecipadas, e quem sabe, facilitar a entrada dos professores do ensino privado no público, quiçá para que possam reformar-se sem oposição, quando descobre que é necessário que realizem mais provas de conhecimentos:
Os professores das Universidades, como ele, actualmente ministro, são uma merda que não têm competência para lecionarem.
As pedagogias são uma carta fora do baralho face aos conhecimentos, estes sim, os verdadeiros determinantes matemáticos dos bons professores.

quinta-feira, abril 05, 2012

Lucro em solvabilidade e liquidez negativas...?

O MEC e a Saúde preparam medidas drásticas para fazer um corte nos serviços prestados, reduzindo, desta pretensa forma (aldrabice contabilística) o valor da despesa, nomeadamente através da privatização e posterior contratação por Outsourcing, através da criação de um banco de horas:
Actualmente Limpezas e Segurança das Escolas já se encontram nesta onda.
Agrupamentos que englobarão ATLs privados, mas com recurso a docentes públicos em períodos de pausas lectivas.
Hemoterapia: talvez para evitar desconfianças os dadores passarão para os isentos das taxas moderadoras.
Hospital de Dia.
Urgências médicas

terça-feira, abril 03, 2012

DSK...?

Em Portugal havia santanetes que agora designam-se de relvistas e o mundo da crise vivencia-se nas revistas de moda casa e de mexericos, com os tribunais a dirimirem o que é ou não figura pública e os paparazi depois da carga policial andam confundidos, na medida em que se virem uma quaquer rainha fogosa comendo um político de meia tijela, não saberão quais as consequências.
Por outro lado, em França, desde Luís XV a Talleyrand, passando por Napoleão III e acabando no actual inquilino do eliseu, os presidentes e os primeiros-ministros sempre souberam conviver com o sexo fraco de uma forma patriótica.
Havia a Fava má, a oficial que, de preferência, residia na província e a Pompadour adequada junto da alcova presidencial no palácio do Eliseu ou no l'hôtel de Matignon e respectivos anexos.
Blum...
Chaban-Delmas...
Giscard d'Estaing...
Jaques Chirac...
François Mitterrand...
Nicolas Sarkozy...
Dominique de Villepain teria dispendido cerca de 100 milhões de euros para resgatar a sua fã número 1, das garras das FARC, Íngrid Betancourt.
DSK...
Parece que todos os devaneios sexuais dos francesses, em tempos eleitorais, entornaram sobre DSK.
E assim se alimentam as políticas caseiras, quando a crise parece algo mais imaterial e espiritual.


domingo, abril 01, 2012

Dalai quê? Lama?

Por ordens diplomáticas e tendo em conta os verdadeiros in teresses patrióticos e democráticos de Portugal, o pessoal dependente do actual ex-ministro dos submarinos, o pessoal tuga existente nas representações portuguesas no estrangeiro foram advertidas, sob pena de sanção disciplinar, para dissuadirem a entrada do Dalai Lama, não reconhecido oficialmente pela RPC, em Portugal, quiçá porque a EDP, a REN e a GALP pertencem ao império do meio.