Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

quinta-feira, dezembro 31, 2009

27 Dezembro de 2009

Pelas 13 horas e 25 minutos um automóvel da extinta Brigada de Trânsito, para não ter o prazer de estar em sucessivas filas de trânsito, accionou os pirilampos e as respectivas sanfonas, como se estivesse em serviço de urgência.
Abalroou os riscos contínuos e entrou nas rotundas em estilo Schumacher dos skates… (todos ao molhe e fé em Deus).
E que urgência?
Por coincidência, na Estação de Alcantarilha, o comboio regional das 13h37m (Portimão – Faro) chegou, como sempre, muito depois da hora prevista.
Será que Bin ibn Laden se encontrava a bordo?

quarta-feira, dezembro 30, 2009

A Saúde no ALLGARB

Final de Dezembro de 2009, uma transmontana ruma até sul e por azar constipa-se, num clima mais ameno. A situação tem tendência a piorar e dirige-se ao centro de saúde de Armação de Pêra (extensão do centro de saúde de Silves) para ser atendida, porque é lá que se quedou.
Atendida?
Mentira.
A funcionária, mesmo antes da doente se identificar, disse que ali só atendiam residentes inscritos e teria de se deslocar ao centro de saúde de Silves (!!!!!!).
Não tendo nem meios próprios, nem condições de deslocação, a doente teria de alugar um taxi (às vezes existem, principalmente no verão).
Na impossibilidade de requisitar tal serviço, sentiu-se na necessidade de se resignar perante as agruras futuras do destino (um familiar teve que fazer uma urgente viagem de 1500Km - ida e volta – para poder transportá-la ao centro de saúde da área de residência e ser atendida pelo respectivo médico de família):
Verificamos que o Serviço Nacional de Saúde está moribundo e os gatos-pingados dos Privados parece que estão preparando o respectivo funeral, com pompa e circunstância, com a anuência do actual Governo do PS e a cumplicidade do PSD e do CDS/PP.
Desta forma, ficamos com a ideia que o Turismo em certas zonas do Algarve (onde apenas existem extensões dos centros de saúde) constitui um risco da saúde pública.
Locais onde não é aconselhável estacionar para lazer
Albufeira: Guia; Olhos d'Água; Paderne; Ferreiras.
Alcoutim:
Vaqueiros; Martinlongo.
Aljezur:
Bordeira; Odeceixe; Rogil.
Castro Marim:
Azinha; Odeleite; Altura.
Faro:
Estói; Bordeira; Ilha da Culatra; Montenegro; Santa Barbara de Nexe.
Lagoa:
Carvoeiro; Estombar; Ferragudo; Parchal; Porches.
Lagos:
Barão de S. João; Bensafrim; Espiche; Luz de Lagos; Odeáxere.
Loulé:
Almancil; Alte; Ameixal; Benafim; Boliqueime; Cortelha; Monte Seco; Querença; Tôr;
Salir:
Quarteira.
Monchique:
Marmelete; Alferce.
Olhão:
Moncarapacho; Pechão; Fuzeta.
Portimão:
Alvor; Mexilhoeira Grande.
Silves:
Algoz; Alcantarilha; Armação de Pêra; Pêra; S. Bartolomeu de Messines; S. Marcos da Serra; Tunes.
Tavira:
Santo Estevão; Luz de Tavira; Santa Luzia; Santa Catarina Fonte do Bispo Cachopo; Cabanas / Conceição.
Vila do Bispo:
Barão de São Miguel; Burgau; Sagres; Budens.
Vila Real de St. António:
Vila Nova de Cacela; Monte Gordo.

terça-feira, dezembro 29, 2009

Maioria dos funcionários públicos tem quotas e progressão limitada

O jornalista do Público parece desconhecer a realidade das avaliações ou pretende apenas deitar fumaça sobre a opinião pública, quiçá lançando a suspeita/desinformação de que os Professores são uns parasitas que não querem ser avaliados.
Na maior parte da Administração Pública Central, funcionários Técnicos Superiores progridem na carreira por via de concurso público interno, com características tão específicas que por coincidência só uma determinada pessoa, amiga da chefia ou familiar de outrém ou filiada no Partido, se enquadra dentro das condições exigidas...

terça-feira, dezembro 22, 2009

As Profecias do Major...

Há alguns anos, movimentos ambientalistas alertaram a opinião pública para as consequências negativas decorrentes de construir em zonas de linhas de água, estreitando o leito dos rios, no concelho de Gondomar.
Do alto do seu púlpito, o vozeirão do tribuno valentão fez-se ouvir contra os contestatários, em termos tais, que nem o Maomé disse do toucinho, comparando as respectivas acções como se fossem terroristas.
Perante os cenários de inundações ocorridos, a laringe do majorzinho ter-se-á esfumado, quiçá finando-se numa altura em que o não assumir das responsabilidades seria um imperativo patriótico.
O major valentão não teve tomates para dar a cara. Ou será que está com a Gripe A?

Escola Secundária Gil Vicente de Braga?

Reabilitação do Parque escolar, obras públicas e dinheiro descontrolado, eis o cenário ideal para idealizar uma trama teatral de conspiração política.
Falar de desleixo ou de incompetência é tornar-se anti-patriótico.
Em Braga, na E.S. Carlos Amarante, durante a construção dos alicerces da Ala Norte notavam-se vestígios de alagamento de um rio/veio de águas subterrâneas não devidamente escoado.
Será que iremos assistir a outro Gil Vicente?

segunda-feira, dezembro 21, 2009

As Adopções...

Discutir o sexo dos anjos, em termos de adopção por casais homosexuais, é uma falsa questão, porque todo o processo que tem vindo a decorrer, ao longo dos últimos 25 anos, leva-nos a poder concluir que:
1 - A Adopção por casais Heterosexuais é uma burocrática teia de escolhos (excepto se houver muito dinheiro: tira-se ao pobre e transfere-se o objecto da adopção para o rico e os € vão para os intermediários).
2 - A Adopção por casais Homosexuais já é uma realidade, nomeadamente quando uma solteirona endinheirada resolve entrar no processo. Se for um homem solteiro a situação é mais complicada.
3 - Normalmente os Processos de adopção dependem dos montantes de dinheiro em jogo (existem muitas famílias destruturadas e quando isso não acontece, inventam-se porque num mercado dinâmico, a Lei da Oferta e Procura não pode ser contrariada).
4 - Na Adopção o interesse familiar da criança é subvalorizado e o que importa é que as Comissões de Protecção de Menores saibam identificar os desígnios patrióticos de quem está disposto a entrar na refrega da Troca (compra e venda).
5 - Jamais as famílias carenciadas são beneficiadas.

domingo, dezembro 20, 2009

Marcha de las Brigadas Internacionales

Texto: Erich Weinert
Música: Carlos Palacio
País lejano nos ha visto nacer.
De odio, llena el alma hemos traído,
mas la patria no la hemos aún perdido,
nuestra patria está hoy ante Madrid,
mas la patria no la hemos aún perdido,
nuestra patria está hoy ante Madrid.
Camaradas, cubrid los parapetos,
que la vida no es vida sin la paz.
Defended con el pecho vuestros hijos,
os ayuda la solidaridad;
defended con el pecho vuestros hijos.
os ayuda la solidaridad.
Libre España de castas opresoras,
nuevo ritmo el alma batirá,
morirán los fascismos sangrientos,
en España habrá ya felicidad;
morirán los fascismos sangrientos,
en España habrá ya felicidad.
Generales traidores a su patria
del fascismo quieren saciar la sed;
mas los pueblos del mundo defendemos
lo que España jamás ha de perder;
mas los pueblos del mundo defendemos
lo que España jamás ha de perder.
Guerra al pueblo no hacemos como ellos,
pues nosotros luchamos por la paz,
con el triunfo del mundo antifascista
la tierra ensangrentaran;
con el triunfo del mundo antifascista
la tierra ensangrentaran.
Si al combate marchamos con arrojo
para España obtendremós libertad.
Morirán los fascísmos sangrientos,
en España habrá ya felicidad;
morirán los fascísmós sangrientos,
en España habrá ya felicidad.

As Estratégias Parlamentares do Falso Eleitoralismo

PS diz-se interessado em legalizar o chamado casamento homosexual e à primeira vista o diploma vai ser aprovado.
No entanto, tem vindo, ao mesmo tempo, a desenvolver uma política de terra queimada, com sibilinas mensagens e acções de confronto com o PR.
Ora, parece-nos que o PS está mais do que interessado em que o PR vete a dita norma e assim, poder transformar esta situação num folhetim das chamadas forças de bloqueio.
Esta pretensa e futura vitimização tem evidentes propósitos de difundir uma aparente e falsa cultura de instabilidade governativa, de forma a promover acções, estilo Malhão do PS, de medo e poder construir, desta forma, uma maioria parlamentar absoluta democrática e estável...
O PS retira barreiras às desigualdades e ao mesmo tempo vai minando, com implantação de recifes/escolhos, a prática da boa navegação.

quinta-feira, dezembro 17, 2009

As Verdades verdadinhas da Ministra?

Segundo o jornal Público, citando Mário Nogueira, o ministério da Educação assumiu ontem perante a Fenprof que todos os professores avaliados com "bom" terão acesso ao topo da carreira, o suficiente para desbloquear o impasse, mas insuficiente para garantir um acordo.
Parece que as diversas formas de classificação da ADD ficaram em águas de bacalhau.
Será que estamos perante um bodo natalício do Governo ou uma forma de criar falsas expectativas perante um cenário eleitoral futuro?
Por outro lado, os 30 dias que o PSD deu ao PS para elaborar novos documentos sobre o novo ECD tendem a prolongarem-se no tempo ou será que eram 30 dias marcianos?

terça-feira, dezembro 15, 2009

Os Sassá Mutemas Redentores

Berlusconi o homem de momento, acossado por todos, pela legítima, pelas outras (memórias e recuerdos de fiestas dados à estampa), processos judiciais e queda significativa nas sondagens só podiam originar a estranha situação de atentado terrorista, com algumas semelhança (dos actores agressores) com o que aconteceu ao incêndio do Reichstag em 27 Fevereiro de 1933.
Os beneficiários foram sempre as (pretensas) vítimas, respectivamente o Chanceler e o Primeiro-ministro.
Parece que as sondagens de simpatia subiram e quase toda a carga negativa sobre o Cavaleiro do Apocalipse desapareceu.
A Auto-flagelação ou as pretensas Vitimizações, dos tempos correntes, entre Itália e Portugal estão na ordem das respectivas agendas políticas, de forma a condicionar a opinião pública, em termos eleitorais e, talvez na canonização futura destes dois actores como salvadores da Pátria.

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Golpe de Estado Constitucional?

Em Setembro ter-se-iam realizado eleições para a Assembleia da República ou para o Governo?
Segundo a CRP, depende da AR a formação do Governo e compete à AR o controlo da acção governativa.
A Constituição prevê a formação de outros tipos de Governo; mas foi o PS que decidiu avançar sózinho (coligação, com distribuição de tachos, só com o programa do PS seria como que branquear os disparates e idiotices da governação anterior) e por isso terá de governar em função da composição da AR.
Não obtendo uma maioria absoluta de mandatos e de votos (36,5%), o PS não tem legitimidade para impor a sua vontade aos outros 63,5% da População Portuguesa.
O PS de Sócrates só sabe governar ao estilo do Botas de Santa Comba?
Parece que a Vitimização por parte de um potencial ditador aparentemente democrático pretende desculpabilizar-se das respectivas responsabilidades da má governação e, quiçá retirar dividendos, em tempos futuros, como a realização de eleições legislativas antecipadas.

sábado, dezembro 12, 2009

Os Perfis dos Doadores Sociais - 1

Perante a exigência de familiares fazerem doações (monetárias em dinheiro vivo ou em bens materiais comercializáveis) substanciais às Misericórdias (Doações livres de impostos...) de forma a que determinados idosos sejam aceites, como internos nos respectivos Lares, faz com que o cidadão comum olhe com desconfiança para a realidade da solidariedade social.
Ninguém dá Nada a Ninguém.
Por isso, não é de admirar que inúmeras instituições sociais, menos mediáticas e com falta de apoios do Estado, sintam dificuldades de sobrevivência perante a concorrência oportunista de outréns.
Não é de admirar que as eleições para as Mesas das Misericórias sejam tão pacíficas como a Guerra do Iraque.

Ménage à Trois...

Os Compadres da Corrupção Doméstica Violenta
No PS todos o chamam de ladrão e dizem mata e esfola do Alberto e este apelida-os de cubanos corruptos; depois fazem as pazes a troco de uns tostões.
Resta saber quem corrompe quem...
O Sr. Silva e o Sr. Sousa não podem viver felizes sem o Sr. Jardim: ménage à trois...
Deve ser um problema de genes do cromossoma três (FOX1,2 e SOX9), quiçá explicado pela teoria do ADN Mitocondrial.

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Solidariedade Social

Inúmeras organizações de carácter social vão-se criando, por este Portugal, de forma a colmatar falhas do EStado, em termos de prestação de auxílio a pessoas marginalizadas, por diversos motivos, como desempregados, sem-abrigo, etc.
O Banco Alimentar contra a Fome tem sido uma das instituições mais acarinhadas pela população, em termos de donativos. Ora, esta organização tem vindo a alargar a sua acção pelos principais centros populacionais.
A concorrência entre as diversas organizações deste cariz parece não ser tão pacífica e nem é salutar.
Existe quase que uma guerra surda entre as que estão e as que chegam; e estas também denotam fragilidades de implantação, em termos de canais de distribuição; inúmeras vezes existe uma sobreposição na distribuição de ajudas e não uma complementaridade saudável e desejável.
Acontece que, por vezes, a dificuldade de escoamento dessas ajudas provoque a resolução de situações de emergência como a de fornecer alimentos com prazos de validade à beira de caducarem.

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Governo & Media do Desemprego

Todos os dias fecham empresas com centenas de pessoas a ficarem desempregadas (como informação corriqueira) e desde Segunda/Terça-feira que a comunicação social gasta rios de tinta, resmas de papel e horas de TV para anunciarem a implantação de um novo processo produtivo (Baterias Eléctricas) em Cacia e que ocupará cerca de 200 trabalhadores, mas só a partir de 2011/2 (Por obra e graça deste santíssimo Desgoverno).
Nada se esclarece quanto à proveniência da Força de Trabalho:
1 - Serão Desempregados ou pessoas à procura de 1º emprego?
2 - Trabalhadores deslocados das actuais instalações Renault?
3 - Nível qualificação desses trabalhadores?
4 - Qual o seu contributo para a inversão da actual tendência das Taxas de Desemprego?

As Tontices Camaleanas...

MJNP militante do PP, enquanto deputada do PSD defende inquérito à concessão de gestão dos transportes de contentores no Porto de Lisboa e enquanto integrante da lista de António Costa à Câmara Municipal de Lisboa sustentava posição oposta.
MJNP está em todas e com todos.
Ricardo
,ex-professor de Filosofia (andava à caça das vagas, nas horas livres de Factotum do PS ), não teve capacidade de resposta porque a consciência está comprometida com a camorra bracarense do PS.
Vara, em termos comparativos, é um anjinho
.

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Copenhagen Climate Summit

A confidential analysis of the text by developing countries shows deep unease over details of the text. In particular, it is understood to:
1 - Force developing countries to agree to specific emission cuts and measures that were not part of the original UN agreement;
2 - Divide poor countries further by creating a new category of developing countries called "the most vulnerable";
Este tipo de cimeiras começam por tentar igual a responsabilidade de todos os países para as consequências do aumento da temperatura.
O Diagnóstico é por demais conhecido e as ilações de resposta tamém já existem; o problema está que os Países Desenvolvidos sempre souberam tornear os obstáculos, principalmente com a compra dos chamados Direitos de Poluição aos países menos poluídores e nenos desenvolvidos e assim cumprirem os acordos de Quito.
Agora, embora aceitem o facto de que os maiores poluidores serem os Países Desenvolvidos querem que sejam os outros países a irem no pelotão da frente, quiçá evitar que cometam os mesmos erros de poluição atmosférica dos praticados pelos países desenvolvidos, ou seja, desejam que a crise seja paga pelos países mais pobres, quando os benefícios seriam distribuídos, aparentemente, por todos.
Na realidade, esta situação insustentável traz mais prejuízos para os países mais desenvolvidos do que para os restantes; se a temperatura subir apenas 2 graus, o nível médio da água do mar subirá cerca de 4/5 metros e cerca de 1/3 da Dinamarca passará ao estado de submersão (altitude máxima de 440 metros), enquanto que em Portugal, a cidade de Braga poderá vir a ter praia, tal como Silves, Grândola e Sintra e...

terça-feira, dezembro 08, 2009

Sociedades Religiosas Anti-Laicas ?

Alguns dos mais emblemáticos estabelecimentos de ensino privado e sob a dependência da espiritualidade religiosa católica, nomeadamente ao nível dos rankings dos exames finais, nos últimos anos têm-se recusado a cumprir a lei face aos feriados não santificados: 25 de Abril; 5 de Outubro e 1 de Dezembro.
Não encerram as respectivas actividades lectivas e o Estado/Tutela perante situações de desobediência pública, limita-se a fingir nada saber, mesmo que alertado.
Já agora, será que as Direcções dos estabelecimentos de ensino oficial teriamm legitimidade para abrir portas em feriados religiosos?
Possivelmente os Santuários aluiriam e o Vaticano insinuaria indignação por falta de respeito pela lei e os Directores/Reitores seriam demitidos e sofreriam respectivo processo disciplinar e quiçá de natureza criminal.

Photographs of transient luminous objects

Amateur astronomer Timo Kantola has become the first in Finland to take photographs of transient luminous objects. His pictures of elves and red sprite forms of lightning were taken in Pieksämäki and represent the most northern images of the phenomena. The photos have been published in the latest issue of the Finnish astronomical journal Tähdet ja avaruus. Kantola’s pictures show elves and red sprite forms of lightning at distances of up to 100 kilometres above cloud formations. Such transient luminous events were first discovered in the United State in 1989. They are triggered by the discharges of positive lightning between thunderclouds and the ground and range from 10 to 100km in height. Normal lightning occurs below this level. Timo Kantola took the pictures using an automatic camera in early October. Later the images were confirmed as rare views of elves and red sprite forms of upper atmospheric discharges.

segunda-feira, dezembro 07, 2009

As Fábulas nos Cursos Profissionais – 1

À partida o sucesso educativo, nas escolas públicas não profissionais, é um ponto de honra garantido nas leituras positivas das estatísticas educacionais nos cursos profissionais, nestes últimos anos.
Por outro lado, todos sabemos, não é possível enquadrar comportamentos sociais dos alunos dos cursos profissionais com um Estatuto do Aluno, direccionado para os alunos dos cursos gerais; ou seja, a realidade social não tem sido acompanhada por políticas educacionais realistas, nomeadamente com a tomada de decisões estruturantes que possam enquadrar-se numa verdadeira política educativa.
Com medidas conjunturais ou burocratizantes não é possível construir uma filosofia do saber e do sentir do capital humano.
Estes alunos, normalmente provenientes de famílias destruturadas, cujo rendimento dependerá da frequência dos respectivos educandos nos ditos cursos, sabem que, mais cedo ou mais tarde, hão-de passar, nem que seja por interesse da imagem da própria escola que é transmitida para a comunidade e porque também a sua sapiència inclui outras variáveis que não são controláveis pelos pelo resto da comunidade educativa:
1. A ausência de alunos matriculados, em tempo útil, pode influenciar o número de turmas e consequentemente o número de horários de professore e a quantidade de auxiliares de acção educativa.
2. Não é indiferente os alunos que contra todas as expectativas resolvem mudar de estabelecimento de ensino, quando a concorrência resolve captar essa matéria-prima em transformação, através de técnicas do marketing de guerra.
3. Estes alunos, normalmente tiveram percursos sinuosos, com frequência de CEFs, que foram rejeitados pelas escolas profissionais privadas ou privadas de capitais públicos e sabem que nada lhes pode acontecer, mesmo que haja agressão a outras pessoas. MLR até ao aparecimento dos Ovos Voadores Não Identificados (OVNIs), sempre os considerou como vítimas dos malandros dos professores.
4. Segundo o Estatuto, estes alunos nunca poderão ser sujeitos à obrigatoriedade de executarem tarefas de enriquecimento social comunitário, desde que os encarregados de educação as considerem humilhantes.
Ora, perante estes cenários de conflitualidade relaccional, parece que o Governo deveria sair das ambiguidades normativas e definir medidas alternativas de integração social.
Claro que por mais faltas disciplinares sejam assinaladas, com os devidos procedimentos normativos subjacentes, por mais conversas, de caixão à cova, que as direcções têm com os alunos, a situação tende a não melhorar, já que os pais também têm tendência em colocarem a Escola no centro das suas disputas conjugais e/ou familiares e assim deitarem gasolina na fogueira.
É evidente que os alunos também descarregam em professores e funcionários todo o seu pesar de conflitualidade que se vai acumulando dentro da família (Violências Familiares).
Na realidade, nem todos os professores estão preparados para enfrentar situações desta natureza, com a agravante de a Tutela os proibir de responder por tabela, principalmente quando o controlo das associações de estudantes, por parte das juventudes partidárias (chegam a ser contabilizados, em campanhas eleitorais, despesas da ordem dos 6/7000 €) é considerado como uma acção primordial para arrebanhar as massas.

sexta-feira, dezembro 04, 2009

Os Pobres do PS

O Alberto foi muito elucidativo na sua primeira presença na TV, como ministro, ao dizer que o sigilo bancário era uma forma de proteger as poupanças dos pobres.
Pobres de espírito?
Pobres do PS e do PSD?
Pobres dos corruptos?
Corruptos pobres?
Por outro lado, considerou que a inversão da onús da prova, por parte da acção da Judite, era equivalente à obtenção de provas como o de apontar uma pistola à cabeça de alguém.
Se a lei permite à inspecção das finanças essa figura de inquirição perante contribuintes suspeitos, porque é que não é aplicada em outras circunstâncias?

quinta-feira, dezembro 03, 2009

FENPROF Rejeita Quotas e contingentação por vagas

Propostas do ME sobre estrutura da carreira e avaliação do desempenho continuam amarradas a mecanismos administrativos são COMPLETAMENTE inaceitáveis
O Ministério da Educação apresentou (2/12/2009) à FENPROF a sua proposta de avaliação de desempenho e de estrutura da carreira:
8 escalões de quatro anos, um de dois e um total de 34 anos para atingir o de topo - 10.º escalão - que garante a paridade com a carreira técnica superior) e
A FENPROF regista o facto de o ME propor uma avaliação centrada na escola, realizada entre pares e da responsabilidade do conselho pedagógico que, para o efeito, constitui uma comissão específica. Porém, tanto a avaliação de desempenho, como a estrutura de carreira, que são propostas, continuam amarradas a mecanismos administrativos que, no caso da avaliação de desempenho, são as quotas para atribuição de Muito Bom e Excelente, e no que respeita à estrutura da carreira é a contingentação por vagas para progressão a alguns escalões.
Como a FENPROF tem afirmado e fez questão de recordar na reunião, a existência desse tipo de estrangulamentos administrativos (quer ao reconhecimento do mérito em sede de avaliação, quer à progressão na carreira) condicionará fortemente a possibilidade de se chegar a consenso, requisito indispensável à existência de acordo.
Todavia, a FENPROF não deixa de registar a posição manifestada pelo ME de, perante as posições e contrapropostas sindicais, que serão enviadas na próxima segunda-feira, poder evoluir para propostas que se aproximem das que, há muito, são defendidas pelos professores e educadores e assumidas pela FENPROF nesta negociação.
O Secretariado Nacional da FENPROF