Bayard Demaria Boiteux (1916 - 2004)

NA ESCOLA, TAL COMO NO MUNDO, TODOS SOMOS PROFESSORES E TODOS SOMOS ALUNOS.
(Faculdade Economia Porto)

segunda-feira, janeiro 31, 2011

UMinho: Guerra de Fidalgos em Economia e Gestão


O novo Vice da EEG é, possivelmente para o autor dessa postagem, o pior dos cenários, o seu pior pesadelo, o maior arqui-rival e as consequências poderão ser devastadoras, em termos de uma possível candidatura futura do Chefe do departamento de economia ao tacho de Presidente da EEG.
O Chefe do departamento de economia sempre tentou denegrir, por tudo e por nada, a imagem e a ética comportamental do anterior Vice (até nem era muito afecto à tendência do Presidente) que, por sua vez, sempre tentou gerar consensos (contra a minha própria forma de estar na vida), mesmo entre os que o criticavam, e tentar colocar ordem numa organização anacrónica e de rebaldaria, por parte de alguns dos seus funcionários; mas agora, com a entrada de outra personalidade, as coisas irão certamente fiar mais fino.
Será que a chefia do Departamento de Economia irá entrar numa de angústia psicótica?


Depois destas guerras sem sentido, serão sempre os outros professores, os prejudicados face aos interesses pessoais ao estilo de Prima(o)-donnas (uomos)?


(Um Professor devidamente identificado)

sexta-feira, janeiro 28, 2011

Câmara Municipal Braga: a Arte do Ilusionismo da Despesa Pública...

Em Braga existem 6 empresas municipais (TUB; Escola Profissional; AGERE; PEB; BragaHabit; Theatro Circo;) + 2 empresas participadas (Braval: ECAN/MARN), digamos são todas elas empresas privadas de capital municipal, com 15/22 administradores e mais alguns outros tantos trabalhadores (alguns dessas empresas e outros requisitados à própria CMB).
Agora, a dívida pública tornou-se insustentável e a CMB decidiu alienar essas pseudo-empresas, através de uma privatização com contornos de golden-share, vendendo os lucros futuros e comprometendo-se a comprar os respectivos prejuízos.
As condições ainda não se encontram publicitadas, mas as inquietações dos trabalhadores da Escola Profissional são um sinal inequívoco de algum desconforto face a alguns dos procedimentos já encetados pela autarquia com vista a mudanças radicais.

Claro que situações idênticas se vivem em Câmaras vizinhas, como Vila Verde, Barcelos, V. N. Famalicão, etc.

terça-feira, janeiro 25, 2011

Professores Contratados: POPH e as aldrabices xuxialistas

Professores Contratados ainda não receberam o respectivo vencimento e apenas tiveram direito à informação de que o Governo decidiu retirá-los das despesas primárias do O.G.E. e impor às Escolas a apresentação de programas financiados pela União Europeia que irão suportar os respectivos custos salariais.
Se as Escolas não promoverem esse tipo de iniciativas, esses professores contratados teriam de ser despedidos.
Em princípio, talvez recebam a partir do dia 28 de Janeiro, embora nada esteja garantido.
Aumento das Qualificações Educacionais??????
Com Chulos destes na Governação e na Oposição Governamental o Burkina-Faso da Europa arrisca-se a entrar nos 10 mais burlões...

Montalegre: massacre eleitoral

Cavaco Silva ganhou em quase todas as freguesias, excepto na de Negrões e de uma forma avassaladora.
Concelho onde o PSD já governou com maioria absoluta, apesar de haver freguesias/bastiões inexpugnáveis oposicionistas (maioria absoluta do PS); agora até nestes centros os números, nestas eleições, mostram que votantes PS mudaram sentido de voto e a Abstenção castigou as ondas rosas desta (des)governação nacional.

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Cavaco o Euromilhões de Sócrates

Um comentário bastante interessante 

O 1º prémio do euromilhões saiu a Sócrates, com a eleição de Cavaco.
Sócrates, continuando com a novela da vitimização irá tentar encostar Cavaco às cordas, ao apresentar um novo PEC extremamente gravoso.
Ou é aprovado e a cumplicidade do PSD e do PP fica comprometida Ou é reprovado e perante um cenário de iminente crise social económica, com a mais que previsível entrada do FMI, Sócrates apresenta a demissão, alegando não ter condições internas para governar.
Cavaco fica com a batata quente na mão e ou entrega a governação ao PSD/PP (outro Governo minoritário) ou convoca eleições, de forma a obter-se uma outra maioria absoluta governamental (não é líquido que a coligação PSD/PP obtenha maioria absoluta).
Perante este cenário, é mais do que provável que o FMI entre oficialmente, com o PS na oposição parlamentar e na oposição às medidas impostas pelo FMI (em tudo semelhantes às do PEC).
Os portugueses como têm, normalmente memória curta. verão em Cavaco e no Governo PSD/PP os maus da fita, proporcionando a oportunidade de em futuras eleições legislativas, o PS aparecer com o Partido Salvador da Pátria, que poderá obter nova maioria absoluta.
Vira o disco e toca o mesmo.
Resta saber se Cavaco Silva terá discernimento suficiente para não cair nas armadilhas lançadas pelo PS. 

Rui Fragateiro

kroncong moritsko

Sonoridade de Sumatra com influências lusas e que também se encontra na música de Cabo Verde.


domingo, janeiro 23, 2011

A Coelha ao Poder

Hoje ficaremos a saber se os Homens da Sueca do BPN/SLN consolidarão o poder da impunidade, pelo menos durante os próximos 5 anos e se os capangas do Primeiro da Face Oculta verão no desemprego político uma forma de encontrarem tachos adequados, quanto mais não seja, num dos Estados árabes do Golfo.


sábado, janeiro 22, 2011

Blogosfera Global

Blogs colectivos é coisa rara, neste mundo luso tão individualizado, exceptuando os blogs da Sinistra Ministra; de Braganza Mothers, de o Cartel, Sala de Professores e mais recentemente de Uma Aventura Sinistra, este blog situa-se em outros patamares que poderão ser o suporte seguro de uma globalização informativa futura sem estar dependente de meios de censura praticados pelos diversos poderes políticos. 


Graças a novas ferramentas, as formas de expressão não precisam mais ser controladas pelos que possuem os mecanismos tradicionais de publicação e distribuição, ou pelo governo que pode restringir a reflexão e a comunicação. Agora, qualquer um pode experimentar o poder da imprensa. Todos podem contar suas histórias para o mundo.
Nos queremos construir ligações entre as culturas e línguas que dividem as pessoas, para que elas se entendam mais profundamente. Nós queremos trabalhar juntos e mais efetivamente, agindo de forma mais enérgica.

sexta-feira, janeiro 21, 2011

As Reencarnações do Sr. Silva...


Um Presidente da República distraído e que aprovou sem questionar publicamente o P.E.C. 1, o P.E.C. 2 e o O.G.E de 2011:

"Que expliquem como chegámos aqui e porque não foram tomadas as medidas certas"
"Magistratura activa para que Portugal encontre um rumo de futuro"
"Portugal precisa hoje, mais do que nunca, da agricultura, silvicultura, pecuária e turismo de qualidade"
Entregou a exploração agrícola (promovendo o abandono dos campos) a estrangeiros, financiando-os internamente e que depois abandonaram Portugal com um rol de dívidas incobráveis (um tal de Onassis!)
"Temos que decidir e rapidamente, não podemos adiar a decisão, Portugal não aguenta com mais adiamentos"
"Não pode haver a mínima dúvida de que um povo bem informado, um povo que conhece a verdade está muito melhor preparado para defender os seus interesses e vencer as dificuldades do que um povo iludido por aqueles que o governam."
"Que haja respeito e valorização dos professores"
"Largos milhares de portugueses do sector privado ficaram fora dessa tributação, não se sabe porque as reduções de rendimentos só foram aplicadas a funcionários públicos? Não percebo..."

Durante 5 anos, o Presidente andou com o Governo ao colo, a fazer visitas de inclusão social, promulgava normas apesar de ser contra e jamais se referiu ao facto de a Má Moeda poder expulsar a Moeda Má.
Cavaco Silva é a Má Moeda  e José Sócrates a Moeda Má.

Agora ameaça com mudanças de orientação partidária na Governação da Causa Pública.

Presidente da República vira Primeiro Ministro?
"Eu penso que devíamos voltar a encarar a possibilidade de criar o Ministério o Mar"
Como destruiu a Frota Pesqueira e a Marinha Mercante portuguesas?
Como vendeu os interesses marítimos portugueses em benefício dos dos Espanhóis?



quinta-feira, janeiro 20, 2011

TGV eólico Coimbra - Serpins...

As populações deveriam estar agradecidas pela implementação do novo estilo de metro submarino que iria servir as populações do ramal da Lousã.
Possivelmente, o Governo estaria na disposição de construir à superfície uma ciclovia/pedonal para idosos e pessoas com deficiência de locomoção e no subsolo um comboio de alta velocidade, movido pelos geysers eólicos condensados ela luminosidade de Plutão, vindos da serra destinado aos jovens à procura de meios para esticarem o pernil, por acção H2O Tinto.
Devolver o Comboio original está fora de questão, principalmente depois de os respectivos carris se terem transformados em sucata para o amigo e camarada Godinho.

PSP: Algemas made in Burkina-Faso or in China?

Como os Governos nunca têm dinheiro para equipamento de defesa pessoal dos agentes da PSP/GNR, quiçá com excepção dos blindados (Sócrates) e de submarinos (Santana e Portas) e das super-esquadras (Cavaco Silva), a aquisição dos apetrechos de caça e pesca ficam a cargo dos milionários ordenados dos moinas.
Estes, que de parvoíce neurológica não sofrem, ao contrário dos chefões, compram-nas nas lojas dos chineses e depois os Ministros interrogam-se surpreendidos sobre o que vai acontecendo...
Aliás a carga policial sobre os sindicalistas, deveu-se mais a um mostrar de serviço do que em fazer uso de bastões, com receio de os mesmos enferrujarem/oxidação por falta de exercício.

quarta-feira, janeiro 19, 2011

PSP Ensarilhada: Apelo ao Esforço...

PSP é contra e mesmo assim prende quem se manifesta contra os Cortes Salariais?
Ou será que só os Graduados/Oficiais é que são beneficiados?
........................................................

O que os polícias não são é patriotas hipócritasSe o governo quer unir os portugueses na luta contra o défice deve em primeiro lugar demonstrar, através de mecanismos que reflitam princípios de justiça, igualdade e seriedade, que para todos, sejam administradores ou operários, agentes ou oficiais, o esforço é transversal. Mas não pode continuar com o discurso de um País que precisa de todos, quando esse esforço é só para os que já pouco podem contribuir. Não pode permitir que os dirigentes de instituições públicas continuem a gozar de todos os privilégios, que em nada contribuem para o interesse público. Como não pode aceitar que muitos dos responsáveis dessas instituições utilizem dinheiro público para renovar o mobiliário de casas que o Estado lhes atribui ou que usufruam de viaturas pagas pelo erário público para uso particular. Se o esforço é para todos, que o seja, mas que se inicie pelo supérfluo.

O Ministro da Bigorna

Um ministro, mais conhecido pelo malhador, teve o desplante de afirmar, num dos últimos dias num comício da campanha eleitoral, que o Governo PS seria incapaz de reprimir manifestações, como tinha acontecido nos tempos do Primeiro-ministro Cavaco Silva e em concreto nas portagens da ponte 25 de Abril.
Façam o que ele diz e esqueçam o que ele faz...
O Malhador anda distraído, talvez apresentando sintomas endémicos de doença de atrofia neurológica, estilo Alzheimer?
Ontem, a carga policial sobre dirigentes sindicais foi apenas uma confraternização entre claques?
Ou uma consequência dos blindados da PSP terem ido parar ao Qatar?


SPGL decidiu publicar algumas das cenas mais enternecedoras:
Tango?

Paso Doble?

Pauliteiros de Miranda?

O Vira de S. Bento?

Agente da Wikileaks?

terça-feira, janeiro 18, 2011

Professores de EVT em Luta...

Colegas,
Nesta semana que se avizinha coloquem, na sala dos professores das vossas escolas, um cartaz, faixa, nos Pcs, etc. com a seguinte mensagem: " 40.000 PROFESSORES VÃO PARA O DESEMPREGO, 7.000 SÃO DE EVT. E OS OUTROS QUEM SÃO?"

- Isto porque os colegas das outras áreas curriculares pensam que o problema é só nosso. Mas, enganam-se. Temos que envolver todos os colegas nesta luta que é todos, tanto de EVT como das outras áreas.
- Os que pensam que têm o lugar seguro que se desenganem: Com o vencimento de um professor de escalão mais elevado, pagam-se 3 docentes no início da "carreira", e ainda por cima com muitas mais horas lectivas. São estas as contas que estão ser feitas. Com os horários "zero" não há regras para seleccionar os professores, são os directores que decidem. Sensibilizem os pais dos vossos alunos e os órgãos da vossa escola: Conselho Geral e Conselho Pedagógico.
Só unidos conseguiremos!...
40.000 professores vão para a rua, 7.000 são de EVT e os outros? Querem colocar 1 (UM) só professor de EVT dentro da sala de aula.

No encontro realizado ontem da APEVT (Associação de Professores de Educação Visual e Tecnológica), onde estive presente, sala cheia do Centro de Congressos de Aveiro, verificou-se a nossa união e constatou-se os verdadeiros problemas que se avizinham. Portanto, o momento mais uma vez, é de luta e de acção, vai tocar a todos nos próximos tempos, temos de mostrar união e força que "pouco" nos caracteriza, fica aqui o vídeo para que todos se apercebam do que nos estão a tentar fazer, e para onde caminha a NOSSA escola pública.

Da minha parte deixo já aqui uma indicação, este ano será o último (se estas medidas forem avante) em que os "NOSSOS FILHOS/AS" deixaram de fazer TRABALHOS PRÁTICOS e por conseguinte aprender da forma "SABER, SABER FAZER" e depois digam que daqui a uma década ou duas os nossos jovens não sabem realizar NENHUMA tarefa eminentemente PRÁTICA ou construir um objecto de uso no nosso dia-a.-dia, fica a reflexão.

Estão a ver as NOSSAS Escolas e os nossos alunos sem trabalhos práticos sobre o Magusto, Natal, Carnaval, sem dias comemorativos, sem poderem realizar nenhum trabalho prático solicitado por outro qualquer departamento da escola, sem haver nenhuma espécie de trabalho prático caracteristicamente FORMAL? Sem a aplicação da tri - dimensionalidade?
Eu garanto-vos, não vou colocar sozinho na sala de aula (se não for um dos "contemplados" à saída), nas mãos de uma criança, um martelo, um serrote, um x-acto, um berbequim, um tico-tico ou serra de rodear, nenhum pedaço de madeira ou metal.

" ISTO VAI DEIXAR DE SER FEITO "
QUE SECA SERÁ A ESCOLA.

ALGUM DE NÓS ACREDITA SER O QUE É HOJE, SEM TER TIDO AULAS DE TRABALHOS MANUAIS, e tudo ser dado de forma teórica? SÓ NÓS SABEMOS A IMPORTÂNCIA DA LITERACIA ARTÍSTICA, por isso revoltem-se porque, SE os "NOSSOS" alunos sabem que vai desaparecer a disciplina de EVT, então o "descalabro" é total e o desinteresse por todas as outras disciplinas vai ser maior, acreditem.
http://www.youtube.com/watch?v=NkkteewLr_4&feature=player_embedded
LUÍS Pessegueiro

segunda-feira, janeiro 17, 2011

UMinho: A Economia Social Liberal

"...O  problema do controlo das ausências de trabalho justificadas por atestado médico é complicado, dado que não se pode questionar a capacidade técnica do médico que o passa. Uma das formas, indirecta embora, de regular este tipo de processos é através de mecanismos de mercado, ou seja, através do custo associado à decisão. Se eu estiver com uma gripe ligeira, e não tiver qualquer custo associado à obtenção de um atestado, então será racional da minha parte utilizar esse recurso porque estarei melhor em casa. "
Causa um sentimento de perplexidade artigos desta natureza, quando se tenta justificar a bondade de algumas das medidas do Governo, derivando para conteúdos de natureza diversa.
A contestação não residirá nos simples atestados médicos por doença duvidosa, mas nos que afectam outro tipo de patologias. Não é sério tentar comparar uma gripe simples com doenças incapacitantes como a esclerose múltipla ou com atestados médicos de robustez física ou com situações derivadas de uma mastectomia linfática total ou sobre a necessidade de ser vacinado  em pessoas de baixos rendimentos.
Se qualquer benefício social se deve reger pelo comportamento dos mercados, então o porquê da defesa de um Estado Social?

Imaginemos que um professor da Escola de Economia da Universidade do Minho fica com gripe tipo H1N1.
Por lei é obrigado a ficar resguardado em casa de forma a evitar contágios e ao mesmo tempo tem de pagar a justificação das ausências. 
E se se recusar a ficar de baixa? A Presidência da EEG instaura um processo disciplinar e o Ministério Público um processo crime.

Não existe liberdade para os agentes económicos moldarem os comportamentos segundo as leis do mercado?

Por outro lado, o tipo de argumentação parece não estar de acordo com as competências científicas reconhecidas internacionalmente da Prof. Doutora Margarida Proença da EEG da UMinho ou será que não foi a própria, o verdadeiro autor desta peça...?

sábado, janeiro 15, 2011

Boticas: feira dos Recos...

As Transparências Cavaquistas do Inginheiro Campos

Teoricamente, as feiras de produtos locais pretendem valorizar potencialidades gastronómicas regionais, em termos de qualidade.
Salvo em 6 stands, a maior parte das tascas e de produtores afluem das vizinhanças vulgo Montalegre.
A qualidade do Reco e dos produtos derivados vê-se pelo constante controlo sanitário e alimentação, por parte da autoridade de saúde da respectiva Câmara Municipal!!!
Então temos o delegado de saúde ou o veterinário municipal de Boticas invadirem concelhos vizinhos? Ou será que Pitões das Júnias pertence agora a Boticas?

sexta-feira, janeiro 14, 2011

Hospital S. Marcos: Gestão para os Jogos Olímpicos?

Grupo Melo, saneado da gestão do Hospital Amadora-Sintra (lesar Estado e deficiente atendimento aos utentes segundo relatório da Direcção Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e confirmado em acórdão do Tribunal Central Administrativo Sul, quando afirma que As mencionadas penalizações resultam das inúmeras reclamações que temos recebido sobre a crescente falta de condições dos serviços prestados, não só na qualidade dos mesmos, mas na qualidade e quantidade dos alimentos que são servidos), quiçá por troca com a gestão hospitalar de Braga (velho e novo), resolveu aproveitar a crise e reduzindo custos (dispensa de pessoal em cerca de 40%) apostou numa presença digna de Portugal nos próximos Jogos Olímpicos.
Em cada Piso (2 alas/corredores) onde estarão internados 30 Homens e 30 Mulheres é engraçado, observar a azáfama do pessoal de enfermagem a correr a todas as solicitações dos internados e dos médicos.
Em termos de formação de velocistas, marcha e meio-fundo, Portugal tem todas as condições para obter várias medalhas...

A assistência deficiente imposta pela administração tem sido algo atenuada apenas pelo profissionalismo demonstrado pelo pessoal de médico, de enfermagem e de auxiliares de acção médica.


Os Doentes servem apenas como instrumento manipulável de algumas pessoas para continuarem a ganhar dinheiro à custa da saúde.

Uma Vergonha Nacional.

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Um Umbigo Sentido...?

Paulo Guinote tem vindo a desenvolver, na blogosfera um trabalho interventivo e meritório, tal como outros, na defesa dos interesses de uma Escola Pública.
No entanto, tais procedimentos criam amargos de boca a inúmeros interesses instalados, que pretendem continuar a ditar as modas da verdade e da mentira.
Mas, por vezes, o Paulo Guinote cai na tentação de publicitar conteúdos de natureza ambígua e quiçá com o único propósito de criar instabilidade onde ela não exista e deturpar determinadas realidades (ESAS 2010), ou como sentir-se atingido no seu ego, quando algumas postagens de alguns blogs se dirigem a outros (...); mas isso são contas de outros rosários...
Agora, sob a capa do anonimato, alguém resolveu sacanear um desabafo sobre respostas de alguns alunos, numa qualquer ficha em LP é que nos parece descabido.
A verdade é que, na blogosfera o haver de divergências em opiniões e em comportamentos processuais é salutar em termos de construção de algo através da diferença, mas ter baixezas dessa natureza, fazendo com que se tirem insinuações, sobre determinadas falsas realidades é que nos parece pouco ético.
Na realidade, quem não aprecia conteúdos do Umbigo, não deveria assumir posturas muito mais condenáveis e sob a forma do anonimato.

terça-feira, janeiro 11, 2011

Plataforma Sindical: acção ou fumaça?

A FENPROF, juntamente com outras organizações sindicais do sector, prepara-se para tentar agitar o lodaçal do caruncho que se infiltrou nas elites políticas deste país.
A partir do dia 17 de Janeiro e até meados do mês de Fevereiro, a contestação, teoricamente falando, parece ter pernas para abrir as consciências inertes dos docentes.
Mas será que o divórcio entre as bases/professores e as direcções sindicais continuará a ser de natureza litigiosa ou de apaziguamento, ainda que transitório?
Na realidade, os professores ainda não sentiram qualquer motivação para a contestação activa, apesar de haver um certo desconforto e se o FMI entrar oficialmente (oficiosamente já existem técnicos a trabalharem junto do Banco de Portugal) os Governos ficarão com as mãos livres para limparem qualquer tipo de turbulência educacional e ajustarem contas com os mais nervosos, principalmente em termos de custos financeiros.
A Blogosfera, de tendência oposicionista, também poderá sentir na pele, eventuais medidas draconianas, do estilo chinês, de controlo à informação/desinformação.

Frehel

segunda-feira, janeiro 10, 2011

Também queremos mais 5...

José Sócrates conduz um automóvel eléctrico da marca Renault, por Lisboa fora e arrabaldes: foi uma oferta.
Essa doação foi ao Primeiro ou ao cidadão Sousa?
Depois do Magalhães, o agente comercial, estilo 007, do Governo volta a fazer promoções de outro produto e várias questões se poderão colocar:
1º - Se o automóvel pertence ao Primeiro-Ministro então qual o valor das contrapartidas para o financiamento do deficit?
2º - Se o automóvel pertence ao eng. Sousa, os carregamentos de energia ficam por conta do erário público de S. Bento ou do domicílio particular?
3º - Qual o montante das respectivas comissões?

1938

sexta-feira, janeiro 07, 2011

Optimismo Cor-de-rosa

Hoje, na A. R., o Primeiro, dos moicanos da Gucci, anunciou com pompa e circunstância, realçando um sorriso maroto, o deficit das contas públicas em 2010.

Com um determinado ( estimativas inseridas no OGE para 2010) nível de receitas e de despesas o deficit previsto era igual a 7,3%.

Hoje, afirmou que as expectativas foram superadas, porque as receitas foram maiores que as previstas e que as despesas menores que as orçamentadas. No entanto o deficit manteve-se inalterado nos 7,3%.

Tendo por base os conceito das operações básicas da tabuada, perguntar-se-á sobre o destino do dinheiro resultante da diferença entre receitas e despesas, visto que o resultado final foi igual a 7,3%?

Luar...

sábado, janeiro 01, 2011

Ministério das Finanças e Ministério da Educação acharam pitról rosa no Burkina-Faso...? - 2

Suplemento ao Despacho n.º 19318/2011. D.R. n.º 254, Série II de 2011-01- 01
Ministérios das Finanças e Ministério da Educação


Ao abrigo do disposto nos artigos 35.º a 40.º e 137.º do Código do Procedimento Administrativo o Ministro das Finanças e a Ministra da Educação nos termos do presente despacho determinam o seguinte:

1 – Criar um fundo para financiar acções do Ministério da Educação nas redes sociais, principalmente na blogosfera.
2 – Os procedimentos a adoptar serão os expostos em decreto regulamentar a publicar posteriormente
3 — O presente despacho produz efeitos na data das suas assinaturas.

Ministério das Finanças e Ministério da Educação acharam pitról rosa no Burkina-Faso...?

Suplemento ao Despacho n.º 19317/2011. D.R. n.º 254, Série II de 2011-01- 01
Ministérios das Finanças e Ministério da Educação


Ao abrigo do disposto nos artigos 35.º a 40.º e 137.º do Código do Procedimento Administrativo o Ministro das Finanças e a Ministra da Educação nos termos do presente despacho determinam o seguinte:

1 – Atribuir um subsídio suplementar a todos os docentes que promovam o sucesso educativo através da atribuição de classificações médias superiores a vinte valores.
2 – Valorizar a reciclagem de equipamentos, dados para salvados e resultantes da intervenção da Parque-escolar.
3 – Criar a figura de Tutor/Reitor que ficará com a incumbência de tutelar o funcionamento de todos os Agrupamentos década área escolar coincidente com a respectiva municipalização.
4 – Rever o Estatuto Remuneratório das Direcções Escolares em função dos resultados obtidos nos rankings dos exames.
5 – Os procedimentos a adoptar serão os expostos em decreto regulamentar a publicar posteriormente
6 — O presente despacho produz efeitos na data das suas assinaturas.

Dolores...