sábado, outubro 31, 2009
Estirpes da Gripe
sexta-feira, outubro 30, 2009
História de Ó escrita por Salomão?
quinta-feira, outubro 29, 2009
Aumento dos Custos...
Poupança no Abono de Família ou nas Pensões de Reforma?
Ministra nova Graxismo Tórrido...
quarta-feira, outubro 28, 2009
Rei Morto, Rei Posto
Coincidências opostas
O Amor...
Tantos mistérios sem respostas adequadas.
terça-feira, outubro 27, 2009
FENPROF – FEDERAÇÃO NACIONAL DOS PROFESSORES
segunda-feira, outubro 26, 2009
Os Profetas da Bíblia Tuga...
Agora chegou a vez deste PSD, quiçá reforçar as falcatruas celestiais ou divinas da Bíblia do tal D. Sousa Lara da Universidade Moderna para o enriquecimento linguístico Tuga.
Mário David eurodeputado do PSD em 2009 afirmou que: tinha vergonha de ter Saramago como compatriota! Definindo a liberdade de expressão como uma imbecilidade. Aguardam-se com redobradas expectativas contribuições de outros profetas...
sábado, outubro 24, 2009
SPN
Regras e limites estabelecidos são para respeitar e cumprir!
O que fazer quando se verificam irregularidades ou ilegalidades? • O limite de horas legalmente estabelecido foi ultrapassado?• As deduções de horas pela participação em reuniões que não são de carácter ocasional, por desempenho de cargos, por frequência de acções de formação, etc., não foram garantidas?
Então, é imprescindível: 1. Exigir a correcção do horário; 2. Caso não seja possível esta correcção, e a escola não tome, por si, a iniciativa de repor a legalidade, requerer o pagamento do correspondente serviço docente extraordinário; 3. Se o horário não for corrigido e este requerimento não for atendido, avançar com o indispensável processo de recurso. (minutas em anexo)
Mas há situações (por exemplo, no 1.º Ciclo e pré-escolar) em que as funções previstas para a componente não lectiva de estabelecimento não cabem nas duas horas que lhe estão atribuídas. Como fazer? Se, de todo, isso acontecer, tornando-se impossível a redução do número de horas, ou, por exemplo, em determinado momento, o professor entrar em formação não sendo possível deduzir essas horas no horário de trabalho, obrigatoriamente terá de ser pago serviço docente extraordinário. A muitos professores é negado esse pagamento pelas direcções das escolas ou os próprios temem requerê-lo. Se tal acontecer, estaremos perante uma situação ilegal que só o próprio poderá combater. Neste caso, não se trata de exigir novas regalias, benefícios ou privilégios, mas, simplesmente, de garantir um direito que se encontra previsto na lei. Então o problema é apenas de cumprimento da lei ou os critérios para a elaboração dos horários carecem de ser alterados? Não se trata, apenas, de um problema de legalidade. Os horários de trabalho sobrecarregados e pedagogicamente absurdos que surgiram nos últimos anos lectivos, contestados pelos professores e educadores, decorrem do disposto do ECD. A sobrecarga horária tem de ser combatida, como é óbvio, pelos próprios professores. Os professores não podem pactuar com ilegalidades e deverão agir! Então o problema de fundo apenas se resolverá através de nova revisão do ECD? Sim, é preciso alterar os critérios gerais que se encontram estabelecidos no Estatuto da Carreira Docente, devendo este diploma ser de novo e urgentemente revisto. Todavia, até lá, é possível "atenuar estragos", se forem respeitados os limites e regras legalmente estabelecidos. A acção dos professores será também um factor decisivo para corrigir mais este perigoso ataque aos horários de trabalho dos docentes. A Direcção
sexta-feira, outubro 23, 2009
Uma verdadeira mudança política exige capacidade de diálogo e negociação
O Fim do ECD ou da ADD (?)
quinta-feira, outubro 22, 2009
Não Recebi Convite Nenhum...
Solidariedade Social em Leiria
domingo, outubro 18, 2009
O TIR da Gripe..
sábado, outubro 17, 2009
Até um dia…
quinta-feira, outubro 15, 2009
A Vacina...
quarta-feira, outubro 14, 2009
Sócrates vai a Fátima...
O principal líder destes dois Partidos chama-se Poder e governando democraticamente com maioria absoluta.
35 anos depois de 1974 ainda não interiorizaram a cultura da governação em democracia.
terça-feira, outubro 13, 2009
A Escola Secundária da Cidade de Rebordelo e os Rankings
segunda-feira, outubro 12, 2009
Sombras Coloridas
1 - Leiria: a Câmara Municipal balançou entre CDS e PSD até que ao fim de 35 anos o PS subiu ao pódio. Apesar da presidenta ter por vezes umas simpatias pelo social (OASIS), o football, tal como aconteceu com a Felgueiras lixou a bidinha.
5 - Faro: o PS perdeu porque estiveram 4 anos a pensar projectar o que fazer...
6 - Boticas: o Campos parece que tem uns homens de mão para evitar opositores, pelo menos nas freguesias; a excepção continua a ser Couto de Dornelas.
1 - Santana Lopes: o PS ganhou Lisboa por causa da traição das bases do PCP; ou seja, teria havido um pacto secreto entre PS e PCP para tramar a bida do Flopes.
2 - PCP: o PS ganhou Beja por causa da traição das bases do PSD; ou seja, teria havido um pacto secreto entre PS e PSD.
3 - Lisboa: o PS oferece bicicletas.
4 - Braga: o Presidente da Junta de Freguesia de Maximinos/Braga continua a distribuir Fumeiro pelos seus súbditos e parece resultar.
5 - Gondomar: Valentim volta a mostrar as suas potencialidades em Merchandising.
domingo, outubro 11, 2009
Eleitores Fantasmas...?
quarta-feira, outubro 07, 2009
Día Mundial de los Docentes
Depois de a ler, é só embarcar numa espécie de "passatempo descubra as diferenças" e lembrar algumas das coisas que o primeiro-ministro português, a ministra Maria de Lurdes Rodrigues e outros responsáveis da área da educação foram dizendo dos professores portugueses...
Técnicas Gestão Comportamento Eleitoral - 1+1=1
A Gripes des Maries
segunda-feira, outubro 05, 2009
(26 000) (+) 50 000 Doses e o Eurotostões
domingo, outubro 04, 2009
POLÍTICA EDUCATIVA, QUE FUTURO?!
GESTÃO DAS ESCOLAS O PS e os partidos à sua direita convergem em diversos aspectos desta área, que é decisiva para a boa organização pedagógica e o funcionamento das escolas, embora, com excepção do PS, todos considerem necessário alterar o modelo É favorável a um órgão de gestão unipessoal? Não: PCP, PEV. Sim: PS, PSD, CDS. Deverão as escolas decidir: BE. Qual o papel que atribui ao Conselho Pedagógico? Deliberativo no que respeita a decisões pedagógicas: PCP, PEV. As previstas no 115-A/98: PSD, BE. Órgão de consulta: CDS. As actuais do 75-A/2008: PS Está de acordo com a revogação/revisão do DL 75-A/2008? Sim: PSD, CDS, BE, PCP, PEV. Não: PS. MUNICIPALIZAÇÃO NO ENSINO Esta parece ser a matéria em que o consenso é mais alargado, pois o próprio PS reconhece fragilidades da opção.
Municípios têm condições e recursos para as competências que o Governo lhes atribuiu? Não: PSD, CDS, BE, PCP, PEV. Está em curso o processo de transferência das responsabilidades… Muitos Municípios ainda não têm as condições necessárias…: PS Deverão ser os municípios a seleccionar os professores para as escolas? Não: PS, PSD, CDS, BE, PCP, PEV.
EDUCAÇÃO ESPECIAL O PS surge mais uma vez isolado no que respeita à defesa da actual legislação, que considera adequada. Já em relação à utilização da CIF, à direita do PS não há grande convicção quanto à sua falta de adequação, contrariamente à que é a opinião à esquerda.
Acha positivo o recurso que as instituições de ensino superior se transformem em fundações públicas de direito privado? Não: BE, PCP, PEV. Eventualmente: PSD, CDS. Sim: PS
Defende a obrigatoriedade de frequência ou a universalidade da oferta da Educação Pré-Escolar no ano que antecede a entrada no 1.º Ciclo? Obrigatoriedade de frequência: BE, PCP, PEV. Universalidade na oferta: PS, PSD, CDS. SEIS MEDIDAS PRIORITÁRIAS PARA A EDUCAÇÃO
PS – Partido Socialista - Todos considerem a Educação uma prioridade para o desenvolvimento do país; - Que interesses dos alunos estejam à frente das conveniências políticas e pessoais; - Disponibilizados de formação e meios técnicos aos professores e às escolas condições para se desenvolverem; - Reflexão profunda sobre os currículos escolares; - Alargamento da oferta de cursos tecnológicos, artísticos e profissionais no Secundário; - Que se alimente nas escolas um clima de exigência e qualidade.
PSD – Partido Social Democrata - Aposta na autonomia das escolas, alterando-se o paradigma organizacional; - Valorização do papel do professor (reforço da sua autoridade e novos instrumentos de avaliação) - Monitorização independente e desgovernamentalizada de todo o sistema; - Reforço da exigência e qualidade do ensino - Novas respostas ao nível do apoio social; - Regulação do sistema de ensino superior.
CDS/PP – Centro Democrático e Social / Partido Popular - Ruptura com o centralismo; - Verdadeira autonomia às escolas e liberdade de escolha das famílias; - Valorização do papel do professor (revisão do ECD e do modelo de avaliação); - Segunda geração de contratos de associação com o ensino privado; - Promoção de avaliação integrada educativa (escolas, docentes, alunos, programas e manuais); - Revisão do estatuto do aluno.
BE – Bloco de Esquerda - Rever o ECD; - Criar equipas multidisciplinares; - Reforma curricular; - Retomar modelo democrático de gestão das escolas; - Investir na diversificação de profissionais na escola pública; - Universalizar a Educação Pré-Escolar a partir dos 4 anos.
PCP – Partido Comunista Português - Aprovar um novo ECD; - Alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos, com garantia de gratuitidade; - Novo regime de Educação Especial; - Nova Lei de Financiamento para o ensino Superior; - Fim do processo de municipalização do ensino; - Revogação do actual modelo de gestão e substituição por gestão democrática.
PEV – Partido Ecologista Os Verdes - Reforçar investimento nas escolas, através de mais verbas nos seus orçamentos; - Revisão do ECD; - Evoluir no sentido da gratuitidade do direito à Educação; - Revisão da legislação sobre Educação Especial; - Dar autonomia e democratizar a gestão das escolas; - Tornar mais abrangente a acção social escolar. Direcção SPN
O que deve fazer quem não entregou objectivos individuais
Situação 1- Caso nada seja dito a quem entregou a auto-avaliação sem objectivos individuais definidos, é preciso interrogar por escrito o director sobre o motivo, podendo ser utilizada a minuta disponibilizada pelo Sindicato dos Professores do Norte (SPN). Após a resposta, que deve ocorrer no prazo de 10 dias, é preciso que o interessado se desloque ao sindicato, com a resposta obtida, para que os serviços do contencioso prossigam com a acção.
Situação 2- Para quem já foi notificado da sua “Não Avaliação” Juntam-se as Notificações individuais, para que seja organizada a contestação judicial pelos serviços de contencioso do SPN. Importa não desistir agora! Pode ser que, na sequência das eleições legislativas, tudo se resolva sem necessidade de recorrer aos tribunais. Mas, se tiver que ser, o SPN continuará sempre ao serviço dos educadores e professores! – Chama-se a atenção para o facto de o SPN só poder representar sócios, pelo que, conforme o compromisso assumido de defender todos, é preciso que quem não seja sócio se sindicalize.
Direcção SPN
sábado, outubro 03, 2009
O Ardipithecus do PS
Um Sobrevivente
Marek Edelman, o último líder sobrevivente da revolta no Gueto de Varsóvia, que opôs em 1943 judeus ao regime da Alemanha nazi (ver o livro Mila 18 de Leon Uris) faleceu dia 2 de Outubro em Varsóvia.
Na verdade, esta revolta poucoa aderência teve por parte da Resistência Interna Polaca, que por sua vez foi dizimada, posteriormente, perante a indiferença do Exército Russo.
Técnicas Gestão Comportamento Eleitoral - 2
sexta-feira, outubro 02, 2009
XXII CONGRESO DE ENCIGA
ENCIGA foi fundada o 16 de xaneiro de 1988, e básicamente é unha asociación de profesores e profesoras de Ciencias que tenta mellorar a calidade do ensino nas áreas matemático científico tecnolóxicas nos niveis educativos non universitarios.
Na súa estructura toma como modelo outras asociacións que xa existen no mundo, fundamentalmente a ASE (Association for Science Education) inglesa e a NTSA (National Teachers Scientific Association) americana.
Forma parte da Federación Internacional de Asociacións de Ensinanza da Ciencia, ICASE (International Council of Associations for Science Education).
ENCIGA agrupa a ensinantes de Galicia, aínda que nas súas actividades está aberto á colaboración de profesores e profesoras de ciencias doutras partes de España ou de fóra de España.